03/09/2013

Encontro de Seleção para o 12º "Jornalismo em Conflito Armado" lota Sindicato dos Jornalistas


O Encontro de Confraternização e Seleção para o 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, do Projeto Repórter do Futuro, reuniu 116 estudantes universitários no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo no último dia 31.

Os jovens, que vieram de 24 municípios de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, representando 36 faculdades, participaram de palestra com Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sobre Direito Internacional Humanitário (DIH) e a atuação do CICV em 80 países.

Além dos alunos, 18 profissionais, já com formação, compareceram para se candidatarem a vagas de observador.

Nesta edição, a procura pelo módulo bateu recorde, com 869 inscrições, sendo 725 alunos de graduação do curso de jornalismo e outras áreas do conhecimento e 144 candidatos a ouvintes.

CICV e o Direito Internacional Humanitário

Durante a palestra, Felipe Donoso apontou que um dos papeis do Comitê é atuar como intermediário neutro entre países beligerantes sobre assuntos humanitários. Na Colômbia, por exemplo, o governo e as Farc estão em negociação para por fim ao conflito armado que afeta este país há mais de 40 anos e o CICV atua como intermediário neutro para facilitar que as partes possam se encontrar a fim de resolver esta questão.