26/09/2006

Encontro de Seleção para curso do CICV reuniu 54 estudantes

Promovido pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o V Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, módulo do Projeto Repórter do Futuro, teve 138 inscritos. O Encontro de Confraternização e Seleção ocorreu no último sábado, dia 23, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas e reuniu 54 estudantes, de 15 Universidades e Faculdades de São Paulo, Santos e Minas Gerais.

O novo módulo do Projeto Repórter do Futuro é exclusivamente voltado para estudantes de jornalismo e tem como objetivo abordar aspectos do Direito Internacional Humanitário, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do correspondente em missão perigosa.

Entre os estudantes que compareceram ao encontro de sábado, a Faculdade Cásper Líbero foi a mais representada, com 11 estudantes. Em segundo lugar estão Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, com 6 estudantes cada uma; e, em terceiro lugar, o Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE, com 5 estudantes.

Perfil dos estudantes: 35% daqueles que responderam os questionários de seleção cursam o primeiro ano de jornalismo; 26% estão no segundo ano; 16,5% estão no terceiro ano; 18,5% no quarto ano e 4% no quinto ano. A seleção será realizada por uma Banca Julgadora formada por representantes da OBORÉ, ABRAJI, CICV e Coordenação Pedagógica do Projeto Repórter do Futuro. A relação dos aprovados será divulgada ainda hoje, dia 26, até as 22hrs, no próprio site da OBORÉ.

Durante o encontro os estudantes assistiram a uma animação sobre a origem e atuação do CICV e também a um registro bruto de 12 minutos sobre o recente trabalho da entidade no sul do Líbano. Logo em seguida, os presentes tiveram uma palestra com o porta-voz do CICV, João Paulo Charleaux. Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ, Antônio de Assis, professor da UNICID e Renato Essenfelder, jornalista da Folha de S.Paulo e integrante da Coordenação Pedagógica do Projeto completaram a mesa. Vanderlei Dias de Souza, coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também esteve presente. 

O encontro foi registrado pe