No próximo sábado, 14 de agosto, será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), das 9h às 12h, o Encontro de Avaliação, Resultados e Perspectivas do módulo Descobrir a Amazônia , Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro e das quatro Viagens de Estudos e Reportagens à Amazônia, realizadas em parceria com o Exército Brasileiro e apoio da FAB.
O encontro tem por objetivo a troca de ideias e formulações de propostas, por meio de um balanço geral das atividades dos módulos realizadas entre 2007 e 2010, que contaram com a participação de cerca de 100 estudantes de comunicação, dos quais 46 realizaram as viagens. Além dos estudantes e militares, reuniremos observadores, coordenadores, professores, especialistas, estadistas e representantes das entidades realizadoras e apoiadoras.
“O encontro é um momento ótimo para fazer a avaliação dos quatro anos de experiência e traçar perspectivas. É importante para analisar o que foi feito e apontar melhorias para o aperfeiçoamento do módulo”, informa Pedro Ortiz, coordenador pedagógico do curso.
Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter é o mais jovem módulo do Projeto Repórter do Futuro, que desenvolve atividades de complementação universitária voltadas à prática reflexiva do jornalismo desde 1994. A primeira Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia foi realizada com participantes do módulo Direitos dos Povos Indígenas, em parceria com o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) em 2007.
A partir de 2009, começa a parceria com o IEA-USP, que, segundo Ortiz, foi a consolidação do módulo com uma estrutura de conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas, realizadas aos sábados com importantes especialistas em geografia, arqueologia, economia, biologia, antropologia, física e ambientalismo. “O projeto está crescendo. Há grande interesse dos estudantes de comunicação, não apenas de São Paulo, mas também de outros estados”.
Esse trabalho, o primeiro realizado formalmente com estudantes da graduação, é importante para o IEA e os conferencistas tem mostrado grande interesse na atividade, avalia Mauro Bellesa, diretor de comunicação. “É uma oportunidade de retomar certos temas ligados à região. As entrevistas coletivas provocam o surgimento de questões que não são tratadas costumeiramente, como a atuação do Exército nas regiões de fronteira”.
O IEA-USP fica na Rua da Reitoria nº 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Veja como chegar: http://www.iea.usp.br/iea/mapa.html
-->