10/08/2010

Encontro de Avaliação e Perspectivas do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro

No próximo sábado, 14 de agosto, será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), das 9h às 12h, o Encontro de Avaliação, Resultados e Perspectivas do módulo Descobrir a Amazônia , Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro e das quatro Viagens de Estudos e Reportagens à Amazônia, realizadas em parceria com o Exército Brasileiro e apoio da FAB.

O encontro tem por objetivo a troca de ideias e formulações de propostas, por meio de um balanço geral das atividades dos módulos realizadas entre 2007 e 2010, que contaram com a participação de cerca de 100 estudantes de comunicação, dos quais 46 realizaram as viagens. Além dos estudantes e militares, reuniremos observadores, coordenadores, professores, especialistas, estadistas e representantes das entidades realizadoras e apoiadoras. 

“O encontro é um momento ótimo para fazer a avaliação dos quatro anos de experiência e traçar perspectivas. É importante para analisar o que foi feito e apontar melhorias para o aperfeiçoamento do módulo”, informa Pedro Ortiz, coordenador pedagógico do curso.

Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter é o mais jovem módulo do Projeto Repórter do Futuro, que desenvolve atividades de complementação universitária voltadas à prática reflexiva do jornalismo desde 1994. A primeira Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia foi realizada com participantes do módulo Direitos dos Povos Indígenas, em parceria com o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) em 2007. 

A partir de 2009, começa a parceria com o IEA-USP, que, segundo Ortiz, foi a consolidação do módulo com uma estrutura de conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas, realizadas aos sábados com importantes especialistas em geografia, arqueologia, economia, biologia, antropologia, física e ambientalismo. “O projeto está crescendo. Há grande interesse  dos estudantes de comunicação, não apenas de São Paulo, mas também de outros estados”.

Esse trabalho, o primeiro realizado formalmente com estudantes da graduação, é importante para o IEA e os conferencistas tem mostrado grande interesse na atividade, avalia Mauro Bellesa, diretor de comunicação. “É uma oportunidade de retomar certos temas ligados à região. As entrevistas coletivas provocam o surgimento de questões que não são tratadas costumeiramente, como a atuação do Exército nas regiões de fronteira”.

O IEA-USP  fica na Rua da Reitoria nº 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Veja como chegar: http://www.iea.usp.br/iea/mapa.html

-->