Atividades de diferentes áreas do conhecimento, incluindo arte e medicina, compõem a programação da quinta edição do Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, que acontece entre os dias 3 e 7 de setembro, na Cinemateca Brasileira. Serão cinco dias dedicados a um profundo e intenso diálogo com o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade através da exibição de filmes, mesas de reflexão e atividades técnico-científicas e culturais.
Confira aqui a programação completa.
Programação
A abertura oficial do evento ocorre na segunda-feira, 3 de setembro, às 19h, com a fala das entidades que promovem o Ciclo: Hospital Premier, Grupo MAIS Saúde, Saber MAIS – Centro de Educação e Pesquisa, Cinemateca Brasileira e OBORÉ, e dos apoiadores, Faculdade de Medicina de Itajubá, Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Instituto Paliar e Câmara Municipal de São Paulo. O evento será precedido pelo Lançamento da segunda edição do Manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), às 18h30.
A tradicional Sessão Averroes de Cinema e Reflexão, que acontece mensalmente na Cinemateca há quatro anos, terá uma programação especial ao longo do ciclo. A cada noite será exibido um filme, precedido de um coquetel para os participantes. Depois, uma Mesa de Reflexão traz profissionais de variadas áreas do conhecimento para refletir sobre a obra em conjunto com a plateia. A Sessão Averroes é gratuita e aberta ao público em geral. Confira a programação abaixo.
Entre segunda (3) e quarta-feira (5), a III Jornada de Cuidados Paliativos traz convidados internacionais para discutir a educação, assistência e gestão em Cuidados Paliativos. As palestras são pagas e as inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cicloaprender.sistemaeventos.com.
Nas manhãs de terça a sexta-feira, ocorre o I Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos, a primeira reunião das diversas equipes que prestam assistência em Cuidados Paliativos. O objetivo é trocar experiências e produzir uma carta aberta sobre o estado da arte dos Cuidados Paliativos no país, além de registrar os problemas, as necessidades e as potencialidades na área.
Já na quinta-feira à tarde, das 14h às 18h30, a Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina se reúne em meio ao Ciclo.
No