O professor José Salvador Faro, da PUC-SP e da Universidade Metodista, é o conferencista convidado da oitava e última aula do curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, que se encerrará em 14 de abril com o encontro de reflexão coletiva entre a coordenação e os alunos do módulo para avaliação conjunta e entrega de certificados aos estudantes que cumpriram todos os requisitos de participação na 5ª edição do módulo.
Faro, que também é vice-presidente do SINPRO – Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, é formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), doutor em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e professor dos cursos de graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É, ainda, docente do programa de pós-graduação da Umesp e Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 1999, coordenou a comissão que elaborou as diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo, ainda em vigor.
A qualidade de ensino no Brasil, em especial dos cursos de jornalismo, tem sido uma preocupação manifestada frequentemente pelos alunos. A conferência/entrevista com o professor Faro é uma oportunidade privilegiada de debater o assunto com um dos maiores especialistas no assunto. Para que isso efetivamete aconteça, a coordenação do curso solicita aos alunos que leiam as diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo.
Como vice-presidente do SINPRO, José Salvador Faro também está credenciado a discutir os caminhos da educação na cidade de São Paulo e as alternativas apresentadas pela sociedade civil para solucionar problemas como a evasão escolar, a valorização da carreira docente e a melhoria da aprendizagem.
O tema Educação foi um dos assuntos abordados na Consulta Pública “Você no parlamento”, realizada pela Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo, em 2011. Os cerca de 34 mil respondentes apontaram as seguintes prioridades para o trabalho parlamentar:
70,43% – Investir na valorização da carreira, formação e remuneração dos profissionais da educação
57,25% – Garantir vagas em creches, pré-escolas e escolas para todas as crianças em locais próximos a sua moradia
50,93% – Garantir condições físicas e materiais adequadas em todas as escolas e creches
48% – Garantir a aprendizagem efetiva em todas as escolas e creches
43,69% – Contratar