08/07/2010

ECA-USP recebe inscrições para especialização em Gestão da Comunicação até 30/7

O curso de especialização lato sensu Gestão da Comunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2010. Sua estrutura em módulos totaliza um ano e meio de atividades. As aulas terão início em agosto e serão realizadas durante a semana à noite (6ªs. feiras e sábados). Entre 19 e 30 de julho os interessados podem se inscrever através do site www.eca.usp.br/gestcom.

 Criado há 17 anos e ministrado por professores com larga experiência em pós-graduação na USP, o curso forma especialistas em Gestão da Comunicação para atuar em ambientes como o empresarial, cultural e educacional e é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber. O ponto de aproximação entre essas formações múltiplas está em estudar a comunicação em sua relação com a cultura, com a educação, com as novas tecnologias e com áreas emergentes como o terceiro setor e a responsabilidade social.

Segundo a Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do curso, em uma época em que a comunicação envolve a sociedade de uma forma diversificada e abrangente, é de fundamental importância compreender a profunda diversidade teórica e metodológica que faz da comunicação a mais importante atividade de nosso tempo. "Nosso curso recebe profissionais de diversos segmentos da sociedade, o que evidencia a crescente importância que a sociedade começa a dar às questões relativas à comunicação", assinala.

Comunicação integrada

O curso de especialização em Gestão da Comunicação preocupa-se em estudar os diversos processos da comunicação humana em organizações da sociedade civil, sejam empresas públicas, privadas, pequenas e médias empresas, instituições e organizações do terceiro setor. Possibilitará ao aluno desenvolver um projeto de intervenção para elas.

O profissional, trabalhando nessas diferentes organizações, será orientado para atuar de forma complexa e integrada. Ou seja, de forma plural e flexível coordenando diversas especialidades: jornalismo, propaganda, marketing e relações públicas.

O objetivo do curso é dar condições para que o gestor de comunicação articule as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela trazida pela sofisticação da tecnologia, mobilizando-as em função dos objetivos de uma empresa, de uma instituição, de uma escola ou, até mesmo, de um projeto pessoal ou profissional de vida.

Estudar a comunicação é pensar seus processos na socied