06/10/2017

Divulgados os vencedores do 39º Prêmio Vladimir Herzog

Na manhã desta segunda feira, 9, a Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos esteve reunida sessão pública  para  escolher as matérias vencedoras de sua 39º edição. Assim como nos anos anteriores, o julgamento foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet. 

Esta edição, que bateu novo recorde de trabalhos inscritos e aceitos para análise do corpo de jurados, inaugurou as mudanças nos critérios das categorias em relação aos anos anteriores: foram 634 trabalhos enviados por jornalistas, artistas e repórteres fotográficos de todo o país inscritos nas categorias artes, fotografia, áudio, vídeo, texto e multimídia. 

Tradicionalmente, o julgamento é dividido em duas fases: a primeira, de seleção, que neste ano contou  com a participação de 22 jurados, representantes de quase todos os estados do país, e a segunda fase, de premiação, formada por dirigentes das doze entidades organizadoras do Prêmio, que avaliaram os trabalhos finalistas e elegeram os vencedores e as menções honrosas.

A solenidade de entrega do Prêmio Vladimir Herzog será no dia 31 de Outubro, terça-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, precedida da  Roda de Conversa com os jornalistas premiados para a troca de experiências acerca do planejamento e execução das matérias vencedoras.
 
Confira:
39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

 
Jornalistas vencedores e menções honrosas | Lista oficial 

Arte
Vencedor
Simanca
“Anulação dos julgamentos do massacre do Carandiru
Jornal A Tarde – Salvador/BA
 
Menção Honrosa
Ciro Barros, Julio Falas e Bruno Nobru
A execução de Ricardo
Agência Pública – São Paulo/SP
 
Fotografia
Vencedor
Fábio Teixeira
Tiroteios, mortes e invasões dominam o Complexo do Alemão
VICE Brasil
 
Menção Honrosa
Nelson Antoine
Prefeitura retira sem-teto de viaduto em SP
Portal da Band – São Paulo/SP
 
Áudio
Vencedor
Cláudia Rocha 
Moradores do Moinho falam em rotina de repressão da PM, um mês após morte de jovem
Ponte Jornalismo – São Paulo/SP
 
Menção Honrosa
Gabriel Jacobsen e Daiane Vivatti
Histórias invisíveis
Rádio Gu