27/07/2007

Descobrir a Amazônia, descobrir-se repórter

Estudantes do Projeto Repórter do Futuro  viajaram para a Amazônia e conheceram instalações do Exército Brasileiro em Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Maturacá. Fruto da parceria entre a OBORÉ e o Exército Brasileiro, a viagem ocorreu do dia 9 ao 14 de julho e foi coordenada pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX), que já divulgou cobertura dos eventos da programação.

A realização de uma viagem de estudos à Amazônia foi proposta pelo Subchefe do CCOMSEX, Coronel Luiz Felipe Kraemer Carbonell, em 2006. Após o encerramento do Módulo Direitos dos Povos Indígenas, em junho de 2007, uma reunião entre o Coronel e a OBORÉ definiu o roteiro da viagem e quantas pessoas poderiam participar: dez estudantes, três professores e três representantes das TVs apoiadoras do curso. Esforços do Tenente-Coronel Douglas, também do CCOMSEX, aumentaram o número de estudantes da comitiva para onze.

No dia 14, ao regressar para São Paulo, os integrantes da comitiva acertaram um encontro para avaliar a viagem e analisar o material produzido pela equipe. O reencontro do grupo será no dia 4 de agosto, sábado, das 10 às 12h30, na OBORÉ.

Como tudo começou

O Coronel Luiz Felipe Kraemer Carbonell participou, dia 19 de junho, de encontro na OBORÉ para definir o acordo de cooperação entre o Projeto Repórter do Futuro e o Centro de Comunicação Social do Exército.  Participaram da reunião Claudio Tognolli (Coordenador Pedagógico do Repórter do Futuro), Pedro Ortiz (Cásper Líbero, TV USP e Canal Universitário), Lenise Villaça Cardoso e Vanderlei Dias ( Universidade Presbiteriana Mackenzie ), José Luiz Proença ( Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP ), Melina Saad ( repórter da TV Assembléia ), Álvaro Gonzaga, Sergio Gomes e Arlete Oliveira (OBORÉ ).

Além de apresentar a programação detalhada da viagem à Amazônia, de 9 a 14 de julho, o grupo definiu os crítérios de participação dos estudantes interessados: 17 vagas distribuídas entre dez estudantes do Projeto Repórter do Futuro, três professores (USP, Mackenzie e Cásper Líbero), três profissionais (TV Assembléia, Canal Universitário e Ludo Filmes) e um coordenador pedagógico do PR do Futuro.

Os vôos de ida e volta entre São Paulo e Manaus serão feitos em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).  

Como foi a programação da viagem

-->