Ladislau Dowbor, professor da PUC/SP e doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia, vai falar no próximo sábado (19) sobre democracia econômica para os estudantes do projeto Repórter do Futuro. Para tanto é preciso que alunos leiam o livro Democracia Econômica: um passeio pelas teorias, disponível para download no site www.dowbor.org.
O conceito de democracia econômica surge, segundo Dowbor, como uma forma de buscar um denominador comum para os estudos que apresentam formas mais participativas, humanas e justas de organização econômica.
Sobre Dowbor
.jpg)
Ladislau Dowbor, formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suiça; Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Continua com o trabalho de consultoria para diversas agencias das Nações Unidas, governos e municípios, bem como do Senac. Atua como Conselheiro na Fundação Abrinq, Instituto Polis, Transparência Brasil e outras instituições.
A sua área principal de atuação é o ensino e organização de sistemas de planejamento. Nos anos 1970, foi professor de finanças públicas na Universidade de Coimbra. A convite do ministro Vasco Cabral, tornou-se coordenador técnico do Ministério de Planejamento da Guiné-Bissau (1977-81).
Foi consultor do Secretário Geral da ONU, na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-81). Dirigiu vários projetos de organização de sistemas de gestão econômica, na qualidade de Assessor Técnico Principal de projetos das Nações Unidas, em particular na Guiné Equatorial e na Nicaragua. É consultor de vários governos, particularmente para a organização de sistemas descentralizados de gestão econômica e social (Costa Rica, Equador, África do Sul).
No período 1989-92 foi Secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais.
É autor e co-autor de cerca de 40 livros, e de numerosos artigos. Ultimamente tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente no quadro de administrações municipais, en