 |
| Reunião da Coordenação do Ato Inter-religioso, no Espaço Aloysio Biondi, na OBORÉ. À partir da esq: Wellington Costa(OBORÉ), maestro Martinho Lutero e Sira Milani (Fórum Coral Mundial), Vera Tude (TV Cultura), jornalista Florestan Fernandes, Reverendo Elias de Andrade, Audálio Dantas, Naaman do Valle (Gabinete Ver. José Américo), Sergio Gomes e Valmir Neme (OBORÉ) e Evilásio (TV Assembléia) |
Ouça o programa.
Edição: Rafael Garcia
A coordenação do Ato Inter-religioso pela Paz e Direitos Humanos que acontecerá no domingo, 23 de outubro, às 16 horas, na Catedral da Sé, se reuniu na manhã desta quarta, na OBORÉ, para finalizar os preparativos da celebração. O Ato integra a série de homenagens aos 30 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog e repetirá, de forma ampliada, o que ocorreu em 1975, em reação à morte de Vlado, no primeiro ato ecumênico ocorrido no Brasil, na mesma Catedral da Sé, reunindo mais de 5 mil pessoas. Também foi lançado o vídeo da chamada para o Ato Inter-religioso produzido por Woile Guimaraes e Danilo Palásio da GW Comunicação.
Participarão da celebração no domingo, D. Paulo Evaristo Arns, o Rabino Henry Sobel, da Congregação Israelita Paulista, e representantes das seguintes expressões religiosas: Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Anglicana, Igreja Metodista, Igreja Luterana, Umbanda, Tradição de Orixá, Tabor de Mina, Xamanismo, Islã, Sufismo, Fé Bahá’i, Ordem Ramakrishna, Brahma Kumaris, Zen Budismo, Budismo Chinês, Budismo Tibetano, Espiritualismo, Federação Espírita.
De acordo com o Reverendo Elias de Andrade Pinto, da Igreja Presbiteriana Independente, que faz parte da coordenação do Ato Inter-religioso, as diferentes religiões se unirão para que a Cultura de paz, a solidariedade e cooperação façam parte do dia a dia dos brasileiros. "Nós teremos também neste Ato, a presença viva e simbólica dos que participaram 30 anos atrás da primeira celebração inter-religiosa que se tem notícia no Brasil, como o Rabino Sobel, D. Paulo Evaristo Arns e a memória de Jaime Wright e D. Helder Câmara."
Os coordenadores do Fórum Coral, maestro Martinho Lutero e Sira Milani, também participaram da reunião. O Fórum Coral Mundial, que surgiu no Fórum Social Mundial, tem como característica ser um encontro de cantores de coro, não necesssariamente de organizações corais.
O coro se reúne no ensaio preparatório, dia 21 de outubro, às 18 horas, na Igreja Presbiteriana Independente (R. Nestor Pestana, 152, Centro, São Paulo). No dia 23, domingo, às 14h, os participantes do Fórum Coral "abraçam" a Catedral e aquecem as vozes na escadaria da Igreja antes do Ato Inter-Religioso.
Os cantores e cantoras aproveitam o encontro para o Ato e se reúnem no dia 22 (sábado), no Parlatino, para debater o tema "paz e direitos humanos" com personalidades das áreas social, política e artística. São presen