Representantes de rádios comunitárias de São Paulo, participaram no sábado, 13, das 09 às 14h, do 1º Encontro da Rede de Comunicadores pela Saúde de São Paulo e Grande São Paulo que reuniu, pela primeira vez, as emissoras da região que transmitem o programa de rádio Plantão Saúde. Produzido pela OBORÉ desde 1999, o Plantão Saúde une na Rede de Comunicadores pela Saúde 527 rádios de todo o país - comerciais, educativas e comunitárias. O objetivo do encontro era avaliar a forma como as emissoras transmitem o programa e discutir propostas para melhorar o aproveitamento de seu conteúdo, além de promover a troca de experiências e integração entre as rádios.
Encontro reuniu 12 rádios comunitárias da Capital e
Grande São Paulo que fazem parte da
Rede de Comunicadores pela Saúde
A idéia de uma reunião específica para tratar do programa Plantão Saúde foi sugerida pelos representantes da Rádio Colina, Lurdinha Pinheiro e Rocha D´Urano, e da Rádio Heliópolis, Geronino Barbosa, quando do encontro da Mesa de Trabalho da AMARC/SP (em 08 de julho) que discutiu sugestões a serem encaminhadas ao Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), responsável por analisar a situação da radiodifusão comunitária no país. A OBORÉ havia sido convidada a participar de reunião do GTI, em Brasília, e levaria as propostas das rádios comunitárias de São Paulo.
Outro incentivo para que as rádios se encontrassem surgiu a partir da visita da Rádio Alitaví à Rádio Heliópolis em busca de uma aproximação que pudesse ser útil a ambas. "Se houve essa vontade por parte de uma emissora, pode ser que outras também queiram esse intercâmbio", avaliou Geronino Barbosa, diretor da Heliópolis. Fixada a data desse primeiro encontro, a OBORÉ enviou correspondência para as 25 emissoras parceiras da Rede Comunicadores pela Saúde, em São Paulo e municípios vizinhos, convidando para a reunião. Representantes de 12 rádios participaram do encontro realizado na OBORÉ.
Vôo de reconhecimento: emissoras se vêm no mapa da cidade
Pelo computador, os participantes do encontro fizeram
um passeio aéreo por São Paulo e puderam
localizar suas emissoras
Um vôo panorâmico pelo mapa da cidade de São Paulo marcou o início das atividades, coordenadas por Cristina Cavalcanti, responsável pelo relacionamento com as emissoras da Rede, e Rafael Garcia, editor do programa Plantão Saúde. O vôo pelo computador, pilotado por Wellington Costa, jornalista da equipe da OBORÉ e um dos responsáveis por seu Núcleo de Gestão da Informação, possibilitou que cada uma das rádios presentes pudesse ter idéia de sua localização em relação às parceiras.
Em seguida, no Espaço Aloysio Biondi, os comunicadores ouviram mensagem gravada do Professor José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal da Educação, especialmente para o encontro. Pinotti destaca em sua fala, a importância das rádios, principalmente comunitárias, ao veicular informações que colaboram na educação para a saúde. Veja íntegra abaixo.
Depois de ouvir do jornalista Rafael Garcia explicações detalhadas sobre a sua produção e cada um dos produtos - Entrevistas Exclusivas, Carta Falada, Ninho de Spots e Desfile Musical - os presentes falaram como utilizam os programas em suas emissoras e apresentaram sugestões. Há emissoras que transmitem o Plantão Saúde na íntegra, outras que editam ou adaptam trechos, de acordo com a necessidade da programação. Todas elas destacaram a importância do programa e a relevância dos temas abordados.
Troca de experiências: rádios discutem seus principais problemas