16/08/2012

Como os professores são retratados pelos meios de comunicação?

Lançado pela editora Paulinas na série Educomunicação, obra reúne artigos de nove pesquisadores da USP que se lançaram ao desafio de verificar em que medida os professores, sobretudo aqueles do ensino básico, são representados pelos meios de comunicação. Painel e debate com autores no próximo dia 25 de agosto, sábado, das 9 às 13h,  na SEPAC- Paulinas, na Vila Mariana.  


 

“Imagens do professor na mídia” traça um panorama acerca dos modos como os meios de comunicação apresentam os professores do Ensino Básico brasileiro. Para aprofundar a questão, oito pesquisadores - entres mestrandos e doutorandos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação do professor Adilson Citelli, observaram ao longo de mais de um ano as mensagens que circularam em variadas mídias, incluindo jornal, rádio, televisão, publicidade e cinema, buscando apreender como neles se dá o processo de representação dos docentes. 

O que se encontra, em geral, é a imagem de um professor mostrado como personagem de narrativas às quais não faltam a constatação da precariedade, a desqualificação, a vitimização, o puro e simples estereótipo. Destas narrativas, a voz obliterada é, paradoxalmente, a do próprio professor. 

Através do conjunto dos textos buscou-se, ao mesmo tempo, analisar algumas situações concretas envolvendo a relação das mídias com a exposição pública dos docentes e indicar alternativas para alargar a pesquisa no âmbito da Educomunicação. 


Agenda de Lançamentos

A obra “Imagens do professor na mídia” (Paulinas, 2012) tem 168 páginas e formato 15x21,5.  Lançamentos em