19/12/2005

Comitê Gestor do Educom.rádio está pronto para trabalhar

Já são conhecidos os nomes dos integrantes do Comitê Gestor do Programa Educom - Educomunicação pelas Ondas do Rádio. De acordo com o artigo 8º do Decreto nº 46.211, de 15 de agosto de 2005 que regulamenta a lei que institui o Educom.rádio no município de São Paulo (lei nº 13.941, de 28 de dezembro de 2004), "Fica constituído, no âmbito da Prefeitura do Município de São Paulo e vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o Comitê Gestor encarregado da implantação e implementação do programa de que trata este decreto".

Participam do Comitê Gestor representantes, cada um com um suplente, das seguintes Secretarias, segmentos e entidades da sociedade civil,

1) Secretaria Municipal de Educação: Jarbas Mazzariello
2) Secretaria Municipal da Saúde: Simone Sayuri Kobayashi Hanada (Assessora de Imprensa)
3) Secretaria Municipal de Cultura: Rita Aparecida Daher Lorenzato (Divisão de Difusão Cultural do Centro Cultural São Paulo)
4) Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação: Patrick Renzi de Araújo
5) Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente: André Luiz Moura de Alcântara (Divisão de Educação Ambiental)
6) Instituições de ensino superior com experiência em docência e pesquisa na área de educomunicação: Prof. Ismar de Oliveira Soares (Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP)
7) Grêmios estudantis das escolas municipais: Thiago Souza de Lima (estudante da EMEF Carlos Pasquale - São Miguel Paulista)
8) Professores da Rede Pública Municipal de Ensino: Carlos Alberto Mendes de Lima (professor na EMEF Pedro Teixeira - São Miguel Paulista)
9) Sindicato dos Jornalistas: Terlânia Bruno (diretora)
10) Sindicato dos Radialistas: Edson Amaral (diretor)
11) Entidades voltadas ao desenvolvimento da prática da comunicação
educativa: Izabela Ottoni de Santa Martha Piquet (Técnica em Desenvolvimento - SENAC/SP)


Programa capacitou mais de 11 mil pessoas

O Programa Educom.rádio foi desenvolvido de  2001 a 2004 nas 455 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de São  Paulo, capacitando mais de 11 mil pessoas, entre alunos, professores e membros da comunidade escolar. O Educom introduziu nas EMEFs, através  do uso do rádio, atividades educomunicativas, que valorizam a participação da comunidade nas decisões da escola.

Projeto de lei (556/02) do então vereador Carlos Neder, hoje deputado estadual, o Programa Educom.rádio foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Projeto Vida, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. A proposta era combater a violência e favorecer a cultura de paz nas escolas.

O programa prevê o desenvolvimento de projetos destinados a capacitar crianças e adolescentes para o uso da linguagem radiofônica e também incentivar a radiodifusão de interesse público (rádio e televisão comunitárias). O Educom tem também por objetivo estimular a população a colaborar com o Poder Público na difusão de informações de interesse da Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Meio Ambiente. E visa ainda ampliar o acesso da população às tecnologias da informação e da comunicação.

A equipe da OBORÉ participou do projeto Educom.rádio, desde o início, sendo responsável pelas palestras dos eixos Saúde e Políticas Públicas de Comunicação.


Escolas participam de iniciativas a favor da educação, da cultura e da democracia na comunicação

As escolas que mais se destacaram no Educom.rádio participaram de um programa de rádio ao vivo, via web, durante a realização da 2ª edição da série “Encontros para ouvir o mundo”, organizada pela Rádioficina e pela OBORÉ, nos dia 11, 16 e 17 de novembro de 2004. 

O objetivo dos encontros, de