A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, exibiu na SESSÃO AVERROES de 29 de junho, o longa-metragem O signo da cidade (Carlos Alberto Riccelli, Brasil, 2008).
A projeção foi seguida de Mesa de Reflexão com a médica Jane Dutra Sayd, autora do livro Medicar, Mediar, Remediar e até recentemente da direção do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS-UERJ), com o diretor do filme, Carlos Alberto Riccelli, e a atriz e poetisa Bruna Lombardi, que assina o roteiro. A mediação do debate foi de Dalva Yukie Matsumoto, médica oncologista, coordenadora da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, coordenadora técnica do Hospital Premier e Diretora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos -ANCP (gestão 2009-2010).
Considerado pela direção do Premier como ‘uma aula de humanidade’, O signo da cidade foi o filme que inaugurou, em março de 2008, o programa interno de formação do Hospital, e deu origem às SESSÕES AVERROES de cinema e reflexão. O título alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é aberta ao público e acontece mensalmente, sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. São co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro. O filme utiliza o cotidiano de vários tipos humanos moradores de grandes centros urbanos como São Paulo para discutir temas como encontros, desencontros, solidão, solidariedade e mo
O SIGNO DA CIDADE, de Carlos Alberto Riccelli
Brasil, 2007, cor,