No filme dirigido por Dustin Hoffman (2012), um grupo de músicos famosos, agora aposentados, convivem juntos em uma casa de repouso, treinando seus dotes musicais e relembrando os tempos de sucesso. Todos os anos a casa realiza um concerto para recolher fundos para a sobrevivência da instituição. Em uma das celebrações, a harmonia do local é quebrada quando as amizades e os amores do passado voltam com toda carga afetiva.
“Este filme é muito tocante e acaba fazendo nos identificar com o trabalho que realizamos com os pacientes e com os alunos no Hospital Premier, que faz este projeto de músicos atuantes nos hospitais”, afirma Ricardo Matsuda, que leciona prática musical e repertório no Curso de Formação de Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Longa Permanência do Hospital Premier.
Para Matsuda, “é inevitável fazer uma identificação direta com as questões trazidas pelo filme, como a vaidade, o envelhecimento, a longa permanência, a morte e sobre as relações humanas”.
Segundo Dalva Matsumoto, apesar de o filme abordar experiências de uma populac