No último sábado, 19 de outubro, aconteceu o quarto encontro do 18º curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é uma parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A coordenação é do jornalista Aldo Quiroga.
Bianca Vasconcellos, repórter da TV Brasil e vencedora do 2º Prêmio CICV de Cobertura Humanitária, tratou sobre a “cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência” com os estudantes. A jornalista expôs duas reportagens publicadas no programa “Caminhos da Reportagem”.
Moçambique, depois da tempestade
Assista a reportagem.
Na costa sudeste da África, Moçambique está entre os 35 países com maior área territorial do planeta. A seca é sempre uma ameaça para a agricultura de subsistência, feita com pouca ou nenhuma tecnologia.
Neste cenário, um ciclone é um fenômeno capaz de mais destruições. Só no primeiro semestre de 2019, o país foi alvo de duas tempestades que devastaram a região central – Ciclone Idai – e depois o norte do território – Ciclone Kenneth.
Bianca e sua equipe estiveram em Moçambique por uma semana, onde coletaram imagens e depoimentos para poder apresentar ao público brasileiro um pouco da realidade do país: religião, relação entre muçulmanos e moçambicanos, papel da mulher, violência, subsistência, entre outros temas.
De Casa Nova
Assista a reportagem.
O
Caminhos da Reportagem mostra como imigrantes, os que escolheram e os que se surpreenderam ao descer no porto de Santos (SP), estão adaptados no Brasil. Foram colhidos depoimentos de imigrantes da República Democrática do Congo, Síria, Palestina e Togo.
Bianca contou sobre os acertos e os erros da equipe na produção da reportagem, desde a busca pelos personagens até a aproximação com eles. Dos quatro, apenas a refugiada palestina abriu as portas de casa para a equipe gravar.
Na montagem, a jornalista também contou alguns detalhes, como o uso de imagens de arquivo pessoal para ilustrar trechos que se referiam à chegada ao país por via marítima e ferramentas narrativas para inserir trechos gravados “de última hora”.
Próximo encontro
No quinto encontro dos estudantes do módulo, 6 de novembro, estes realizarão a cobertura colaborativa da 3ª edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. É a última atividade antes da avaliação e entrega dos certificados.
Confira a Programação do módulo
21 de setembro | 9h às 13h
O trabalho do CICV no Brasil e no mundo
Filipe Tomé de Carvalho, chefe-adjunto da Delegação Regional do CICV
28 de setembro | 10h às 16h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Tarciso das Maso Jardim, jurista
5 de outubro | 9h às 13h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
Paulo Roberto Oliveira, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV
19 de outubro | 9h às 13h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Bianca Vasconcellos, repórter do TV Brasil e vencedora do 2º Prêmio CICV de Cobertura Humanitária
6 de novembro | 18h às 23h
Cerimônia de entrega do 3º Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional
9 de novembro | 9h às 14h
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Promoção: Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV | OBORÉ Projetos Especiais | Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD
Apoio: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji
Para mais informações:
OBORÉ Projetos Especiais
Tel: (11) 2847.4567
WhatsApp: (11) 99320.0068
reporterdofuturo@obore.com
www.obore.com
Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV
www.icrc.org/pt
Siga a OBORÉ nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/
Instagram: https://www.instagram.com/_obore/
Twitter: https://twitter.com/reporterfuturo