O 4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer acontece de 8 a 11 de setembro e presta homenagem a Ecléa Bosi, destacando seus estudos sobre memória e sociedade, assim como seu trabalho pioneiro na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI).
Fruto da exitosa parceria entre Hospital Premier, Cinemateca Brasileira e OBORÉ, a edição 2011 do Ciclo de Cinema e Reflexão retoma a experiência bem sucedida do 1º, 2º e 3º Ciclos, em 2008, 2009 e 2010, e das Sessões Averroes - encontros mensais de cinema e reflexão - que já atraíram para a Cinemateca um público de mais de três mil pessoas de mais de 150 diferentes instituições.
O evento destina-se, sobretudo, a profissionais e estudantes da área da saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.
Neste ano, junto às temáticas dos cuidados paliativos e do envelhecimento, o 4º Ciclo presta homenagens a Ecléa Bosi, destacando seus estudos ligados à memória e enaltecendo a vida não só como um fenômeno biológico mas também biográfico. Ecléa Bosi recebe o Prêmio Averroes 2011 em cerimônia no domingo, 11 de setembro, a partir das 18h, na Sala BNDES da Cinemateca Brasileira (Programação abaixo).
Professora emérita do Instituto de Psicologia da USP e docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Ecléa Bosi criou, em 1994, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) – programa de extensão universitária da USP cujo objetivo é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.
4º CICLO DE CINEMA E REFLEXÃO APRENDER A VIVER, APRENDER A MORRER
8 a 11 de setembro de 2011
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO
Sala BNDES
19h - ABERTURA SOLENE DO 4º CICLO DE CINEMA E REFLEXÃO
Projeção de documentário: Música em hospitais e instituições de idosos: uma experiência europeia e brasileira. Direção: Luiz Fernando Santoro e Victor Flusser. (Brasil, 2011). DVD, 60 min, colorido. <