16/03/2016

Cinema e Reflexão na Cinemateca reinicia atividades em 2016 com o documentário Homossexuais: o direito de envelhecer

Cinema e Reflexão: encontros para ver e ouvir melhor o mundo
 
        
Marcando o reinício de suas atividades de 2016, a Sessão Averroes mudou de perfil com o objetivo de ampliar as suas parcerias e aumentar a capacidade de receber um público cada vez mais diverso. Passou a se chamar Cinema e Reflexão: encontros para ver e ouvir melhor o mundo reafirmando seu compromisso original de reunir profissionais e estudantes das áreas de cinema, comunicação, saúde e humanidades, e demais interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida, o envelhecimento, a terminalidade, a tolerância e a solidariedade.
                                
O filme que inaugurou a temporada, em 24 de fevereiro, integra a série “Caminhos da Reportagem”,  produzido e  exibido pela  TV Brasil - Homossexuais: o direito de envelhecer. A obra discute como vivem gays e lésbicas quando estão em público e a eles indaga: é permitido namorar,  se divertir, ser o que são fora da privacidade? Da periferia de São Paulo à zona sul do Rio, personagens abrem a porta de suas vidas e corações, para apresentar ao espectador as dores e as delícias de serem o que são.

Participaram da Mesa de Reflexão a jornalista Bianca Vasconcellos, roteirista e diretora da edição,  o cabeleireiro Odair Bento Ferreira e a psiquiatra Carmita Abdo. ( foto). 
 
Sobre as Sessões de Cinema e Reflexão
 
A atividade, que integra a programação permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, é fruto de parceria estratégica da entidade com a OBORÉ Projetos Especiais com o intuito de  refletir sobre o cinema enquanto recurso de ensino-aprendizagem, espaço de difusão, troca e ampliação de conhecimentos. Consiste da exibição de uma obra cinematográfica seguida de mesa de reflexão com especialistas das mais variadas áreas do saber. O evento é gratuito, aberto ao público em geral e realizado mensalmente, na última quarta feira do mês, sempre às 19h. 
 
Ao longo dos últimos sete anos de existência, conquistou cerca de 2.000 frequentadores habituais e, ao entrar em sua 8ª temporada, propõe-se a abordar novas temáticas  concentradas em três eixos: 1) Envelhecimento / Terminalidade; 2) Solidão / Solidariedade e 3) Intolerância / Guerras. Esta sessão de fevereiro conta com apoio institucional da TV Brasil – EBC, da Unifesp, do Hospital Premier, do Instituto Paliar e do Serviço Funerário do Município de São Paulo. 
 
 
 FICHA TÉCNICA
 
Homossexuais: o direito de envelhecer.  
Brasil, 2015. Roteiro e Direção: Bianca Vasconcellos. Realização: equipe Caminhos da Reportagem da TV Brasil – EBC – Empresa Brasil Comunicação | Reportagem de TV, 50 min. | Exibição em DVD.