24/05/2016

Cinema e Reflexão exibe UM FILME FALADO, do cineasta português Manoel de Oliveira

CINEMA E REFLEXÃO: ENCONTROS PARA VER E OUVIR MELHOR O MUNDO
 
25 de Maio de 2016 | quarta-feira | 19h 
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo

           
         
A obra a ser exibida na sessão de 25 de maio é Um filme falado, do cineasta português Manoel de Oliveira. Após a projeção, acontece a Mesa de Reflexão com José Luiz Del Roio, historiador, ativista político e escritor ítalo brasileiro. A mediação será do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.

O filme remonta a julho de 2001, quando mãe e filha embarcam em um cruzeiro em Lisboa e atravessam o Mediterrâneo com destino a Bombaim, na Índia. Durante a travessia, visitam pela primeira vez Marselha, as ruínas de Pompéia, Ceuta, Atenas, Cairo e Istambul, destacando a importância destes locais para a história da civilização ocidental.

Cinema e Reflexão: encontros para ver e ouvir melhor o  mundo”  consiste da exibição de uma obra cinematográfica seguida de mesa de reflexão com especialistas das mais variadas áreas do saber. Seu compromisso é reunir profissionais e estudantes das áreas de cinema, comunicação, saúde, humanidades e demais interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida, o envelhecimento, a terminalidade, a tolerância e a solidariedade.
 
Integra a programação permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009 e é fruto de parceria estratégica da entidade com a OBORÉ Projetos Especiais com o intuito de refletir sobre o cinema enquanto recurso de ensino-aprendizagem, espaço de difusão, troca e ampliação de conhecimentos. O evento é gratuito, aberto ao público em geral e realizado mensalmente, na última quarta feira do mês, sempre às 19h. 
 
 Ao longo dos últimos sete anos, a atividade ( então chamada de Sessão Averroes) conquistou cerca de 2.000 frequentadores habituais e, ao entrar em sua 8ª temporada, propõe-se a abordar novas temáticas  concentradas em três eixos: 1) Envelhecimento / Terminalidade; 2) Solidão / Solidariedade e 3) Intolerância / Guerras. Esta sessão de março conta com apoio institucional da Unifesp, do Hospital Premier, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e do Serviço Funerário do Município de São Paulo. 
 
 
FICHA TÉCNICA 
 
Um  filme falado
Itália, França, Portugal, 2002. Roteiro e Direção: Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli, Irene Papas e John Malkovitch. Drama, 96 min, colorido | Exibição em DVD| Legenda em português.                                                           ch