19/05/2006

Cineclube Vila Buarque exibirá, na próxima segunda-feira (22), Lamarca.

A história do Brasil sob a ótica socialista é o tema das exibições do Cineclube Vila Buarque durante o mês de maio. Para encerrar o ciclo, dois nomes da luta socialista no país ganharão a tela - Carlos Lamarca e Luiz Carlos Prestes. Na próxima segunda-feira, dia 22, o longa "Lamarca" (Brasil, 1994) será exibido. Já no dia 29, será a vez do documentário "O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes" (Brasil, 1997).

As sessões acontecem sempre às segundas-feiras, às 19 horas, no Auditório Antonio Rezk - Rua Rego Freitas, 454, 11º andar - Vila Buarque (próximo à Igreja da Consolação). A taxa simbólica de R$ 2,00 é destinada para manutenção do espaço.

Acompanhe a sinopse dos filmes:

22 de maio:
Lamarca - Brasil, 1994
Direção: Sérgio Resende.
Com: Paulo Betti, Carla Camurati, José de Abreu
Duração: 130 min.
O filme de Sergio Rezende acompanha os dois últimos anos da vida do Capitão Carlos Lamarca (Paulo Betti), desde o momento em que, casado com Marina, decide fazer uma opção radical pela revolução enviando a mulher e os dois filhos para Cuba e desertando do Exército em janeiro de 1969 até a sua morte em 1971. Na clandestinidade, ligado à Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) , Lamarca comanda assaltos e seqüestros, apaixona-se por Clara e amadurece em suas convicções políticas. Começa a sofrer, também, a perseguição sem trégua do delegado Flores, e depois do Exército, sob o comando de um major determinado a derrotar a qualquer preço "o traidor da bandeira".

29 de maio:
O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes - Brasil, 1997
Direção: Toni Venturi
Documentário
Narração: Paulo José
Duração: 105 min.
Polêmico líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Luiz Carlos Prestes (1898 -1990) carregou ideais hoje soterrados pelos escombros do Muro de Berlim. O documentário reúne 70 anos de imagens da História do Brasil: a épica marcha de 25.000 km da Coluna Prestes nos anos 20; passando pelo dramático romance com Olga Benário até a repressão política da ditadura militar. Depoimentos de jornalistas, familiares ex-membros do PCB e um raro material de arquivo formam a mais completa cine-biografia de Prestes, Quixote obstinado que carregou durante toda a sua vida o projeto de um mundo melhor.

Mais informações:

Patrícia Andrade
patricia@utopia.com.br
Tel: (11) 3129-9690 / 3231-2972
www.pcvb.utopia.com.br