04/10/2010

Cientista Luiz Hildebrando e Instituto Cervantes recebem Prêmio Averroes 2010

O Prêmio Averroes 2010 - Pioneiro e Compartilhador, celebração que marcou o encerramento do 3º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, foi entregue em grande estilo ao cientista, pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia Luiz Hildebrando Pereira da Silva e ao Instituto Cervantes de São Paulo, na noite de domingo, dia 19 de setembro.

Realizada no Salão de Atos do Memorial da América Latina, espaço destinado em dias especiais a solenidades e recepções oficiais do governo do Estado de São Paulo, a cerimônia de entrega foi conduzida pelo maestro Martinho Lutero Galati, diretor artístico da Rede Cultural Luther King e regente do Coro Luther King, que concebeu o concerto “Eu...Luiz Hildebrando Pereira da Silva”, uma ilustração musical da biografia do homenageado da noite.

A cerimônia foi iniciada por Kleber Lincoln Gomes, diretor da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), que ressaltou o papel do 3º Ciclo de contribuir para o compartilhamento de conhecimentos da ciência, da  tecnologia, da bioética, do direito, da geriatria, da gerontologia e das políticas de saúde do poder público e privado, em prol da melhoria de condição de vida do cidadão na saúde, na doença e no preparo de sua terminalidade. “Mais uma vez, conseguimos através da sétima arte, veicular temas tão complexos de uma forma mais suave e próxima de nossa realidade cotidiana”, comemorou.

Presente na cerimônia, Alberto Goldman, governador do Estado de São Paulo, homenageou o premiado Luiz Hildebrando e sua militância política durante a ditadura militar, atividade semelhante à sua, que também atuou no Partido Comunista Brasileiro neste período. “Vim aqui como governador, mas prefiro vir na qualidade de alguém que acompanhou a vida do Luiz Hildebrando, nem que seja de longe”, disse Goldman. “É um homem pioneiro, capaz de compartilhar conhecimentos em suas áreas de atuação. Um homem que se esforçou, em toda a sua vida, para colocar toda a sua capacidade intelectual em benefício do seu povo.”

Representando José Gomes Temporão, ministro da saúde do Brasil, Alice Yamaguchi agradeceu Luiz Hildebrando por sua dedicação e contribuição para a ciência e para a diminuição do sofrimento de um grande número de pessoas. “Eu acredito que estar conduzindo a ciência nessa magnitude como o Dr. Luiz Hildebrando fez, é um grande privilégio. É aprender a viver”, disse Alice. “Que nós possamos de verdade ter mais pessoas se inspirando nesse tipo de atitude e que possamos aprender no dia a dia com pessoas que ousam e fazem”.

José Luiz Del Roio, senador da República Italiana, membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, idealizador e curador do Prêmio Averroes, conduziu a cerimônia e ressaltou a importância do trabalho do cientista que, por meio de investigação