10/03/2011

Ciclo sobre Idosos do Brasil recebe Alexandre Kalache, da Academia de Medicina de Nova Iorque

A terceira mesa redonda do Ciclo Temático “IDOSOS DO BRASIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS” acontece no próximo dia 29 de março, terça-feira, às 14h, e terá como tema “Aspectos Urbanos e Habitacionais em uma Sociedade que Envelhece.”

Os expositores dessa 3ª mesa-redonda serão Alexandre Kalache, consultor sênior da Academia de Medicina de Nova York, EUA, e Guita Grin Debert, do Departamento de Antropologia da Unicamp. A coordenação será de David Braga Jr, do Grupo Mais-Hospital Premier e coordenador do ciclo.

Alexandre Kalache é médico e pesquisador de saúde pública. Nos meados dos anos 70 foi para a Europa e lá permaneceu por 33 anos, sendo que nos últimos 13 anos dessa estada dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde. Kalache fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido. Atualmente tem se empenhado na criação de um Centro Internacional de Políticas para o Envelhecimento no Rio de Janeiro, onde pretende continuar suas pesquisas e sugerir melhorias para a qualidade de vida dos idosos.

Guita Grin Debert possui doutorado em ciência política pela FFLCH-USP e estudos de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. Integra a Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da Fapesp e coordenada o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp. A ênfase de seu trabalho é em antropologia urbana, atuando principalmente com os temas velhice, família, curso da vida, gênero e violência. É autora de vários livros e artigos sobre esses temas.

David Braga Jr é médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; médico do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS. 

Criada por meio de parceria entre o Instituto de Estudos Avançados da USP, o Centro de Ensino e Pesquisa do Grupo MAIS e a OBORÉ,  a série “Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios” é composta por 12 mesas redondas em torno das quais se articulam especialistas interessados em contribuir para a construção de uma atenção contínua e eficaz para saúde e o bem-estar da população idosa. 

Em 2010, os encontros aconteceram de setembro a novembro. E são agora retomados em programas mensais até outubro de 2011, com transmissão ao vivo pela internet.

O principal objetivo deste Ciclo de Debates é organizar uma agenda dedicada à pessoa idosa, desenhar um modelo de atenção integral e traçar um plano de ação para contribuir com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
 

-->