Chaparro assume "Compromissos de Honra" ao receber Prêmio Averroes 2012 na Câmara Municipal de São Paulo
Abaixo, íntregra do discurso proferido dia 17 de setembro pelo Professor Manuel Carlos Chaparro , no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, logo após receber o Prêmio Averroes 2012 das mãos doDr. Adnan Salman.
"A cultura jornalística conserva e pratica há mais de um século um cacoete de “sabedoria” segundo o qual qualquer texto da narração jornalística deve começar pelo que é mais importante. Pensei em usar essa receita neste discurso. Mas, como decidir o mais importante, se tudo aqui, hoje, é para mim igualmente importante?
"Poderia começar, por exemplo, por exaltar a generosidade de um ser humano verdadeiramente incomum, não apenas pelo tamanho do corpo e do bigode, mas pela grandeza da alma e pelas virtudes do caráter. Um amigo sempre próximo e fraterno; um irmão sempre pronto para o exercício da solidariedade: um sonhador e realizador de sonhos; um compartilhador de alegrias que adora espalhar felicidade, e que, também por isso, tenho a certeza, é a pessoa mais feliz neste Salão Nobre. Falo de Sergio Gomes que, secretamente, faz hoje aniversário, para quem peço uma salva de palmas.
Em nome do Prêmio Averroes 2012 : ( do púlpito à esquerda para a direita ) dr. Kleber Lincoln Gomes , Faculdade de Medicina de Itajubá; dra Goretti Maciel, Instituto Paliar; jornalista e escritor Audálio Dantas; professor José Marques de Melo, Intercom e Cátedra Unesco de Comunicação; dr. Adnan Salman, Hospital Premier; professor Chaparro; sociólogo José Police Neto, Presidente da Câmara ; médico e vereador Gilberto Natalini; Senador José Luiz Del Roio; professor José Coelho Sobrinho, Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP; dra Dalva Matsumoto, Academia Nacional de Cuidados Paliativos; jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, OBORÉ. Em primeiro plano, Troféu Averroes, criação de Jaime Prades .
"Depois desses aplausos, reparo que, pelo tal critério de importância, talvez devesse ter começado pelos agradecimentos – não tanto pelo Prêmio, que até certo ponto me incomoda, por anunciar méritos que não tenho. E se méritos existem, um Prêmio Averroes não se agradece; honra-se!
"Agradecimentos são devidos, sim, aos que materializaram e me proporcionaram esta milagrosa oportunidade de compartilhar alegrias e vaidades com tantos amigos e famili