17/09/2012

Chaparro assume "Compromissos de Honra" ao receber Prêmio Averroes 2012 na Câmara Municipal de São Paulo

Abaixo, íntregra do discurso proferido  dia 17 de setembro pelo Professor Manuel Carlos Chaparro , no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, logo após receber o Prêmio Averroes 2012  das mãos do Dr. Adnan Salman.


"A cultura jornalística conserva e pratica há mais de um século um cacoete de “sabedoria” segundo o qual qualquer texto da narração jornalística deve começar pelo que é mais importante. Pensei em usar essa receita neste discurso. Mas, como decidir o mais importante, se tudo aqui, hoje, é para mim igualmente importante?

"Poderia começar, por exemplo, por exaltar a generosidade de um ser humano verdadeiramente incomum, não apenas pelo tamanho do corpo e do bigode, mas pela grandeza da alma e pelas virtudes do caráter. Um amigo sempre próximo e fraterno; um irmão sempre pronto para o exercício da solidariedade: um sonhador e realizador de sonhos; um compartilhador de alegrias  que adora espalhar felicidade, e que, também por isso, tenho a certeza, é a pessoa mais feliz neste Salão Nobre. Falo de Sergio Gomes que, secretamente,  faz hoje aniversário, para quem peço uma salva de palmas.


Em nome do Prêmio Averroes 2012 : ( do púlpito à esquerda para a direita ) dr. Kleber Lincoln Gomes , Faculdade de Medicina de Itajubá; dra Goretti Maciel, Instituto Paliar; jornalista e escritor Audálio Dantas; professor José Marques de Melo, Intercom e Cátedra Unesco de Comunicação; dr. Adnan Salman, Hospital Premier; professor Chaparro; sociólogo José Police Neto, Presidente da Câmara ; médico e vereador Gilberto Natalini; Senador José Luiz Del Roio; professor José Coelho Sobrinho, Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP; dra Dalva Matsumoto, Academia Nacional de Cuidados Paliativos; jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, OBORÉ. Em primeiro plano, Troféu Averroes, criação de Jaime Prades .

"Depois desses aplausos, reparo que, pelo tal critério de importância, talvez devesse ter começado pelos agradecimentos – não tanto pelo Prêmio, que até certo ponto me incomoda, por anunciar méritos que não tenho. E se méritos existem, um Prêmio  Averroes não se agradece; honra-se!

"Agradecimentos são devidos, sim, aos que materializaram e me proporcionaram esta milagrosa oportunidade de compartilhar alegrias e vaidades com tantos amigos e famili