04/11/2016

Cerimônia do 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos lotou o Tucarena na noite de 25 de outubro

A cerimônia de entrega do 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos aconteceu na noite do dia 25 de outubro, no Tucarena, em São Paulo, com cobertura e transmissão ao vivo pelo Canal Universitário de São Paulo - CNU.  

A edição bateu novo recorde de trabalhos inscritos e aceitos para análise do corpo de jurados: foram 567 trabalhos sobre temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos que competiram em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet. 

Os grandes homenageados da noite com o Prêmio Vladimir Herzog Especial foram os jornalistas Elio Gaspari e Cláudio Abramo (in memoriam) pelo conjunto da obra e suas contribuições ao jornalismo brasileiro. Desde 2009, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog indica personalidades para serem agraciadas com o Prêmio Especial por relevantes serviços prestados às causas da democracia, paz e justiça. 

Veja aqui a íntegra da cerimônia  
 
Registro fotográfico por Alice Vergueiro / IVH

Leia e assista ao discurso oficial da Comissão Organizadora


Roda de Conversa
 

Na tarde de 25 de outubro, das 14h às 18h, aconteceu a 5ª Roda de Conversa com os vencedores da 38ª edição do Prêmio Vladimir Herzog.  O evento, gratuito e aberto ao público, voltou-se especialmente para alunos dos cursos de comunicação com o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de algumas das reportagens mais importantes da imprensa brasileira, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas. 

O encontro foi transmitido pela internet, ao vivo, pela TV PUC, e teve coordenação do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, produção de Aldo Quiroga, professor e repórter /apresentador da TV Cultura de São Paulo, e Ricardo Matias, coordenador da TV PUC. Neste ano, a mediação foi dos professores e jornalistas Angelina Nunes e Paulo Oliveira.  A atividade contou com o apoio da Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP. 

Veja aqui a íntegra da 5ª Roda de Conversa


Sobre o Prêmio 

Criado em 1978, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

-->