12/04/2017

Carta Aberta à família da Dona Berta Mendes Gabriel

Devo ao destino a sorte de tantas coincidências que me permitem hoje, 8 de Abril de 2017, estar aqui gostosamente como cúmplice da “Inauguração Afetiva” da Praça Amiga dos Idosos Maria Berta Mendes Gabriel. Há 66 anos sou irmão e companheiro de lutas de Fernando Gomes, morador da Rua Roque Petrella e Presidente do Conselho Fiscal da VIVACORD – Associação dos Moradores da Vila Cordeiro.
 
Sou amigo do peito e companheiro de encrencas do Allen Habert (um dos mais ativos Diretores da VIVACORD) , desde os tempos de Movimento Universitário na USP (70 / 74). Da mesma forma, laços de amizade e de batalhas pelas causas da Democracia e Justiça me unem ao Vereador Gilberto Natalini, hoje Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente. Lá se vão quase 45 anos !!!  Por intermédio do grande Ivan Vilela , compositor encantado e violeiro indescritível, fui apresentado ao Dr. Samir Salman , hoje Diretor Superintendente do Hospital Premier/MAIS mas que, à época ( 2003 ), convertera-se num intenso colaborador do “Centro Cultural 25 de Abril” (do qual eu fazia parte) . Foi o “C25A” que coordenou a revitalização completa do Largo Mestre de Aviz ( Av. Ibirapuera, em frente ao Hospital do Servidor Público Estadual) onde pudemos instalar uma enorme escultura do português José Aurélio em homenagem à “Revolução dos Cravos”.
 
Meu filho Paulo – artista visual e mais conhecido como Paulinho in Fluxus por quem acompanha as jornadas de reconquista dos espaços públicos na cidade de São Paulo – foi quem descobriu o abandonado “Largo Mestre de Aviz” para receber essa obra de arte que simboliza a alegria da vitória sobre uma ditadura que durou 48 anos. Hoje, Paulinho integra a equipe de artistas que está concebendo o “Centro Cultural do Premier” com inauguração prevista para setembro. Eu tinha 10 anos menos do que hoje quando fui chamado pelo Samir (já dispensado de chamá-lo de “Doutor” pois tínhamos nos tornado “ velhos amigos” em pouco tempo) para assumir funções de assessor/consultor de um projeto comandado por ele e que eu não sabia bem dizer qual era . Mas que passou a ser nomeado de MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde – por sugestão de outro velho de guerra que mora aqui do lado esquerdo do peito : David Braga Jr.
 
Nem bem começamos a trabalhar e fomos parar na Cinemateca Brasileira dirigida por uma pequena equipe que tinha Olga Futemma (outra queridíssima desde os tempos de faculdade) como reserva moral, exemplo de dedicação à coisa pública e entusiasta da democratização do acesso ao que de melhor foi criado na forma de filme. É lá que se dá início às “Sessões Averroes – Cinema e Reflexão” : atividade mensal, patrocinada pelo Premier, frequentada por dezenas de idosos da Vila Cordeiro e que explica, sem dúvida, alguns dos novos padrões de sensibilidade e conduta de centenas de profissionais da saúde em todo o País. 
 
E lá também que germina e floresce o “Prêmio Averroes “ concedido anualmente a personalidades do mundo médico, educacional e cultural que tenham se destacado por serem PIONEIRAS e COMPARTILHADORAS . São muitos os nomes que respondem por essa longa e fértil jornada : Kleber Lincoln Gomes, Ana Luisa Zaniboni, Samir Salman, José Luiz Del Roio, David Braga, Carlos Magalhães, Guto Veloso, Martinho Lutero, Jaime Prades, Branca Braga, Gleice Salman, Luiz Santoro, Lavínia Del Roio, Cristiane Hyppolito,