27/06/2018

Câmara Municipal promove encontro sobre envelhecimento e situação dos idosos em São Paulo

Por iniciativa do médico e vereador Gilberto Natalini (PV), a Câmara Municipal de São Paulo reunirá especialistas da saúde, urbanistas, cientistas sociais e gestores para tratar de políticas públicas voltadas aos idosos da cidade. Trata-se da quarta edição do Congresso Municipal do Envelhecimento ativo, que neste ano acontece no dia 22 de setembro. 
 
O Congresso deste ano conta com o apoio do Hospital Premier, que organiza, para o evento,  o  Prêmio Ecléa Bosi - Enlace de Gerações - uma homenagem à psicóloga paulistana a fim de colaborar na divulgação de sua obra intelectual voltada a discutir temas ligados à questão da memória social e história oral.  
 
Para apresentar a jovens e adolescentes o legado de respeito aos idosos e empenho pela construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, o prêmio estimula a produção de vídeos sobre dois temas: histórias de vida e mobilidade de idosos na cidade. O objetivo é refletir sobre as demandas dos idosos em nossa sociedade – um dos principais legados de Ecléa Bosi.
 
As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de agosto de 2018 para que  jovens de 12 a 18 anos possam enviar seus vídeos e concorrer ao prêmio de mil reais e um passeio cultural guiado pela Avenida Paulista. 
 
Aqui, Informações sobre regulamento e inscrição. 
 
Sobre Ecléa Bosi
 
Ecléa Bosi foi professora emérita na faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Ao longo da carreira, dedicou-se a pesquisas no campo da psicologia social, sobretudo em temas como memória social, história oral, cultura popular, mulheres operárias  e o mais importante estudo científico sobre rememorações de velhos na construção da história simbólica e social da cidade de São Paulo - tema de sua tese acadêmica de grande repercussão nacional e internacional. 
 
Ecléa foi a idealizadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que desde 1994 abre vagas para idosos nos cursos de graduação da USP, proporcionando não só o desenvolvimento pessoal de maiores de 60 anos, como também a convivência entre diferentes gerações.
 
Para mais informações acesse: