03/11/2018

CROSP encerra semana de saúde bucal com ação educativa no Parque do Ibirapuera

semana de saúde bucal crosp

Crianças aprendendo a escovar corretamente os dentes, pais tirando dúvidas a respeito da escovação e a fada "Clara dos Dentes" acompanhando tudo de perto. Foi assim o encerramento da semana de saúde bucal promovido no último sábado, dia 27, pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).  
 
A ação educativa ocorreu no Parque do Ibirapuera em um espaço dedicado à informação sobre o cuidado com a boca e os dentes. Conselheiros e cirurgiões dentistas estavam a postos para tirar dúvidas da população e sensibilizá-las para a importância da saúde bucal. "As pessoas muitas vezes não dão importância para determinadas manifestações de doenças na boca que depois podem ser cruciais para a saúde global", apontou Marcos Capez, presidente em exercício do CROSP. Ele destaca que as iniciativas realizadas pela instituição visam além de reforçar a importância sobre o cuidado com a saúde bucal, mostrar que não se trata apenas de estética.
 
Ao longo da semana, o CROSP realizou diversas atividades puxadas pelo mote do dia do cirurgião dentista, comemorado no dia 25. Dos dias 22 a 24 de outubro, o CROSP realizou simpósios e palestras  junto com as suas câmaras técnicas, abordando diversos assuntos entre os profissionais.
 
As ações destinadas à população se iniciaram na quinta-feira, 25, com atividades realizadas na FIESP, nas estações de metrô Brás, República e Tatuapé, na sexta, 26, e encerrando no sábado, no Ibirapuera. Além de levar informação sobre o tema, as atividades visam valorizar a profissão do cirurgião dentista, apontou a gerente de comunicação da instituição Vanessa Figueiredo. "A população sabe a importância de ir ao médico e fazer check up, mas não sabe que isso também precisa ser feito na boca, pois muitas doenças começam pela boca", disse.
 
Figueiredo também apontou que, principalmente nas estações de metrô, percebeu o quanto a população carece de informação sobre os cuidados com a higiene bucal, inclusive com ações como o uso do fio dental e maneira correta de escovação.
 
Para Marcos Capez, "a evolução do conhecimento mudou muito ao longo desses anos, tanto que a gente tem um sucesso na redução dos índices de cárie, nas campanhas de  prevenção, com a fluoretação das águas e higienização. Então hoje temos uma situação muito melhor do que há trinta anos, por exemplo". Ele aponta que as mídias sociais auxiliaram na difusão de informações sobre o assunto, mas ressalta que é importante ter um acompanhamento de um cirurgião dentista e não confiar apenas nas pesquisas feitas pela internet.