10/04/2007

´CIDADE DO SOL´ VISITA A CIDADE UNIVERSITÁRIA: UM EXERCÍCIO DE PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA

A maior favela de São Paulo, com mais de trinta anos de história, 1 milhão de metros quadrados e 125 mil pessoas, está na contagem regressiva para visitar, no dia 14, a maior universidade do Brasil, com 73 anos, 80 mil alunos e um orçamento anual de 2 bilhões de reais. A excursão “Cidade do Sol visita a Cidade Universitária: viemos ver o que é nosso” levará moradores de Heliópolis para dentro dos portões da Universidade de São Paulo.

No último sábado (07/04), dezenas de moradores participaram da reunião preparatória para o evento na sede da UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis). Nada de mostrar um guia turístico da USP. A preparação, coordenada pelo jornalista Sérgio Gomes e a professora Cicília Peruzzo, foi na verdade uma aula de finanças. E de cidadania.
 

Das ruas de Heliópolis ao campus da USP: cidadania em ação
 
Com papel e caneta nas mãos, os participantes aprenderam a calcular quanto pagavam indiretamente para a USP na forma de imposto. Desde 1995, 5,02% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido no estado vai para a Universidade. Considerando os 900 reais que fazem a renda familiar média de Heliópolis e uma alíquota média de 12% de ICMS, as trinta mil famílias da Cidade do Sol pagam, por ano, 1,9 milhões de Reais para a USP. É quase um milhão de dólares.


(Os moradores de Heliópolis, conscientes da contribuição que fazem a este centro de pesquisa e necessitados de toda ajuda possível para elevar o padrão da sua comunidade, vão à USP para ver como esse ´milhão de dólares´que eles contribuem anualmente está sendo usado para melhorar a vida dos brasileiros, em geral, e a deles em particular - já que a pesquisa acadêmica não deve ser feita apenas pelo diletantismo do pesquisador, ou para gerar  lucros corporativos, mas para encontrar soluções para os desafios de cada dia.)
 



PRÓXIMA ETAPA
Depois de conhecer a USP, a Cidade do Sol receberá a visita de um importante organismo da universidade, a

-->