O 13° Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência começa neste sábado (16) com uma Aula Magna estendida (manhã e tarde) sobre Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados.
A partir das 9h, seguindo até as 17h (com uma hora de intervalo), Gabriel Valladares, assessor Jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), fará palestra e concederá entrevista coletiva aos 20 estudantes selecionados para o módulo do Projeto Repórter do Futuro.
A conferência de Valladares tem como intuito abordar os princípios do Direito Internacional Humanitário (DIH) e seus limites legais para regular o uso da força pelos Estados em situações de conflito armado.
Graduado em Advocacia, Gabriel Valladares foi Procurador na Faculdade de Direito e Ciências Sociais na Universidade de Buenos Aires (UBA), tornando-se membro do Instituto de Direito Internacional do Conselho Argentino para as Relações Internacionais (CARI), em 1993.
A partir de 1997, além de ser correspondente para alguns países da América Latina do Asser Instituut na Holanda para seu Anuário de Direito Internacional Humanitário, passou a trabalhar como professor dos cursos de Direito Internacional Público nas Universidades de Buenos Aires e de Flores (UFLO) e, de 1997 até 1998, de Direito Internacional Humanitário na UBA.