16/05/2011

Audálio Dantas organizará Encontros com Jornalistas Escritores

O jornalista e escritor Audálio Dantas, reconhecido pela incansável atuação na defesa dos direitos humanos e das liberdades de expressão e pensamento, aceitou convite para ser o curador do projeto Encontros com Jornalistas Escritores, que acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, dentro do Congresso Mega Brasil de Comunicação. 

Dantas, que idealizou e organizou o Salão dos Jornalistas Escritores, em 2007, retoma a iniciativa a convite da Mega Brasil, num projeto que tem o objetivo de atrair para um evento de cunho essencialmente profissional (o Congresso Mega Brasil de Comunicação) estudantes de Comunicação e mesmo de outras áreas da universidade brasileira, para uma efetiva aproximação da Academia com o mercado.

Participarão do Encontro 12 dos mais renovados jornalistas escritores do País. A primeira mesa, na manhã do dia 25, reunirá, de 9h30 às 11h30, Ricardo Kotscho, Laurentino Gomes e Zuenir Ventura; a segunda, na noite desse mesmo dia, de 19h30 às 21h30, Caco Barcellos, Maurício de Sousa e Ziraldo; a terceira, na manhã (mesmo horário) do dia 26, Eliane Brum, Juca Kfouri e Moacir Japiassu; e a quarta, na noite (mesmo horário) do dia 26, Antônio Torres, Sérgio Dávila e Regina Echeverria. Além de falarem sobre liberdade de imprensa e expressão, terão a oportunidade de conversar sobre suas obras, seu trabalho e suas crenças no Brasil. Os organizadores esperam a participação de cerca de 2 mil estudantes no evento.

Informações sobre o Congresso Mega Brasil de Comunicação podem ser obtidas pelo site www.megabrasil.com.br, telefone (11)5576-5600, Twitter (twitter.com/megabrasil), Blog (www.congresso3em1.blogspot.com) e Facebook (http://migre.me/3Tdkp).

O perfil de cada um

Eliane Brum (Ijuí, RS, 1966) começou no jornal gaúcho Zero Hora e em 2000 mudou-se para São Paulo, para ser repórter especial da revista Época. Já publicou os livros Coluna Prestes — O avesso da lenda, A vida que ninguém vê e O olho da rua. Estreou como documentarista com o curta-metragem Uma história severina. Desde março de 2009, quando optou por deixar o dia-a-dia das redações para se dedicar a suas outras paixões – o cinema e a literatura –, escreve o blog Nossa Sociedade para o site da revista Época.

Laurentino Gomes (Maringá, PR, 1956) fez uma carreira de sucesso no jornalismo, exercendo praticamente todas as funções editoriais, de repórter a diretor, em veículos como o jornal O Estado de S.Paulo e a revista Veja. Com o estrondoso sucesso do best seller 1808, decidiu deixar o jornalismo para dedicar-se integralmente à literatura. Seu segundo livro, 1822, outro sucesso de vendas, foi lançado em 2010.

Zuenir Ventura (Além P