22/12/2006

Até janeiro!

Entre 23 de dezembro e 7 de janeiro a OBORÉ estará em férias. Retomaremos nossas atividades no dia 8 de janeiro, depois de um merecido descanso para tomar fôlego e o famoso champagne de final ano.

2006 foi marcado por algumas mudanças na casa: um site novo, mais estruturado e com mais conteúdo foi inaugurado e a equipe também passou por um rearranjo com a chegada de Arlete Oliveira, que assumiu a Secretaria, e de mais uma jornalista, responsável pelas atualizações da nossa página na internet. Ricardo Paoletti, um dos fundadores da OBORÉ, também está de volta à casa.

O saldo deste ano foi positivo. O mérito desse balanço cabe ao esforço da equipe e do constante apoio dos nossos muitos amigos e amigas, parceiros de longa data.

Realizamos, dois módulos do Projeto Repórter do Futuro: O primeiro deles, "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, parceria entre OBORÉ, ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e ABI – Associação Brasileira de Imprensa, recebeu especialistas como Elci Pimenta (Ex- Ouvidor Geral do Município de São Paulo), Denis Mizne (Diretor Executivo do Instituto Sou da Paz), Dr. Adib Jatene (Conceituado médico, pesquisador e professor) e Frederico Bussinger (Secretário Municipal  dos Transportes), entre outros grandes nomes, que falaram aos estudantes de jornalismo sobre temas relacionados à cidade.

Dando continuidade à parceria firmada com o CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 2001, organizamos V Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado. Durante os encontros, estudantes de jornalismo participaram de Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas com o Coronel Luiz Felipe Kraemer Carbonell, o Coronel Raugeston Benedito Bizarria Dias, o porta-voz do CICV, João Paulo Charleaux, além da Professora Cláudia Moisés. Os jornalistas Marcelo Beraba e Ricardo Galhardo também relataram aos estudantes suas experiências na área. A novidade do módulo foi uma visita ao Comando Militar do Sudeste, quando os estudantes participaram de uma Entrevista Coletiva com o General de Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho.

Jornalistas especializados na cobertura de situações de conflito armado e violência interna também participaram de um curso de informação promovido