26/03/2004

Aquiles Reis, do MPB4, lança livro sobre bastidores da música popular brasileira

Na próxima segunda, dia 29, a partir das 19h, na Livraria Boa Vista, acontece o lançamento do livro O Gogó de Aquiles, escrito pelo músico Aquiles Reis, do grupo MPB 4. O subtítulo da obra, Cantor do MPB4 revela o que viu e ouviu na intimidade da música popular, dá o tom do que o leitor encontrará percorrendo as páginas seguintes.
 
Os contos e crônicas do autor transformam sua própria vida em uma coletânea musical. Da infância aos dias atuais, cada momento é pontuado por melodias e personagens que conviveram com ele ao longo dos últimos quarenta anos.
 
Afinal, para o autor “música é vida, e se nossa memória falha quando tentamos relembrar de fatos distantes, basta cantarolarmos um melodia para sentirmos as fortes emoções vividas em outros tempos”. São essas emoções que o leitor descobrirá nas memórias de um músico que imortalizou canções como Roda viva e Quem te viu, quem te vê, entre outras obras imortais de seu amigo Chico Buarque.
 
Em seu relato, Aquiles também discute o surgimento e a história de outras correntes musicais de sua época, em especial a Bossa Nova, a Jovem Guarda e o Tropicalismo, e vai além: revela segredos até hoje desconhecidos de ícones da MPB como Nelson Cavaquinho, Johnny Alf e Baden Powell, além de figuras consagradas como o imortal Vinícius de Morais.
 
Em O gogó de Aquiles, os amantes da música popular brasileira poderão compartilhar as experiências de um dos mais importantes artistas do cenário artístico brasileiro. Afinal, como bem define o jornalista José Nêumanne na orelha do livro, “foi com esse ouvido para o ritmo silencioso das letras que descobri no danado do Aquiles um ouvido ligado no gogó e outro na ponta dos dedos ao tocar o teclado. Vai escrever bem assim na...”. 
 

Lançamento de O Gogó de Aquiles
Quando: 29 de março de 2004, segunda-feira, às 19h
Onde: Livraria Boa Vista (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2007)
Informações pelo tel: (11) 3031-4158.