Dos 218 estudantes que se inscreveram para o VII Curso de Jornalismo em Situação de Conflito Armado, do Projeto Repórter do Futuro, apenas 49 compareceram no último sábado (22) para o Encontro de Seleção, que aconteceu no Teatro Next.
No encontro, João Paulo Charleaux, jornalista e coordenador deste módulo, e Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, explicaram aos candidatos as origens e funcionamento do curso realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
O VII Curso de Jornalismo em Situação de Conflito Armado abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do correspondente em missão perigosa. “Este é um curso para melhorar a qualidade da informação e da cobertura da imprensa sobre esse assunto e que também vai dar algumas informações necessárias para aumentar a proteção do jornalista na cobertura desses temas”, explica Charleaux.
Serão 20 vagas oferecidas a estudantes de jornalismo e outras 10 destinadas a observadores que poderão ser de qualquer curso de graduação. Os nomes dos alunos aprovados serão divulgados nesta terça-feira, dia 23 de setembro.
Este curso adota o critério da Reembolsa, ou seja, é gratuito para os alunos que realmente fazem e pago por aqueles que não fazem. Os estudantes aprovados terão até o dia 25, quinta-feira, para confirmar sua matrícula. Fará parte da confirmação, o pagamento de cheque no valor de R$ 450,00 (Reembolsa), pós-datado para 8 de novembro – data da entrega dos certificados, avaliação e Reembolsas (veja critérios abaixo).
Critérios de Reembolsa:
1°) Comparecer pontualmente a todos os encontros (veja cronograma abaixo), no Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ, Rua Rego Freitas, 454 – Vila Buarque.
2°) Produzir textos sobre cada encontro, enviá-lo por e-mail a seus colegas de faculdade, com cópia para reporterdofuturo@obore.com, até às 18 horas da terça-feira seguinte.
3º) Após a leitura do coordenador do curso, publicar reportagem sobre o assunto em qualquer veículo jornalístico que tenha um editor responsável até o dia 7 de novembro.
Cronograma:
20 de setembro, 9h – 12h
Encontro de Confraterniz