25/09/2008

Alunos e coordenadores avaliam módulo sobre a Amazônia


Encerramento do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter

No último sábado, dia 20 de setembro, a sala Aloysio Biondi da OBORÉ foi o cenário do encerramento do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro. Dois meses após o retorno da viagem à Amazônia Oriental (leia mais em Relatos de viagem: o dia-a-dia dos estudantes do Repórter do Futuro), o momento atual era de análise e reflexão.

“Estamos aqui para fazer uma avaliação para que a gente possa, a partir da análise dessa trajetória, verificar os defeitos e qualidades do curso para que possamos, nas próximas edições deste módulo, ver em que podemos melhorar e avançar”, destaca Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.

De 15 a 18 de julho, foram 20 horas/aula de curso preparatório com palestras de químicos, antropólogos, militares, médicos, jornalistas e fotógrafos. Depois, de 21 a 26 de julho, uma semana de imersão na Amazônia Oriental, com passagem por Belém (PA), Tucuruí (PA), Marabá (PA), Amapá (AP), Oiapoque (AP), Clevelândia do Norte (AP) e Saint George, na Guiana Francesa. Na volta, mais oficinas de edição de vídeo e de texto.

O saldo: centenas de fotos publicadas, vídeos que mostram pequenos momentos e experiências da viagem e relatos das vivências. Acessos de mais de cinco mil visitantes, de 41 países diferentes, no site laboratório do Projeto Repórter do Futuro e muita história para contar. Para Rodrigo Savazoni, um dos coordenadores do curso, é uma amostra do que é possível conseguir com iniciativas como essa. “É um balanço embrionário ainda, mas nos mostra o potencial que temos nas mãos. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais para o próximo ano. A gente acredita que com esse projeto, a gente ajude a formar pessoas que vão dar seqüência a um trabalho jornalístico relevante, multiplicando conhecimento, aonde quer que estejam”, comenta o jornalista. 

Entre as avaliações dos estudantes, relatos de mudanç