Abraji realiza o 10º Congresso de Jornalismo Investigativo de 2 a 4 de julho
Durante os três dias de Congresso haverá mais de 70 painéis e cursos sobre temas como cobertura de segurança pública, corrupção, crime organizado, meio ambiente, esportes, como financiar o jornalismo independente, jornalismo de dados, técnicas de reportagem e redação, além outros assuntos que estão em pauta.
Neste ano, os destaques ficam por conta de Sérgio Moro, Elio Gaspari, Fernando Rodrigues, Jorge Lanata, Eliane Brum, Dana Priest, Evan Smith e Riss.
O juiz Sérgio Moro, que está à frente do processo judicial da Operação Lava Jato, é o convidado do painel “Combate à corrupção e direito à informação”. Ele será entrevistado por Roberto D’Avila, pioneiro no formato de entrevistas televisivas no Brasil e que hoje está na GloboNews.
Homenageado no Congresso de 2014, Elio Gaspari comanda o painel “Kennedy está atrasado para o almoço: quando a não-notícia atrapalha a notícia.” O jornalista pretende mostrar como a não-notícia pode entrar no caminho da noticia de fato, usando como exemplo a cobertura jornalística do assassinato de John F. Kennedy. Fernando Rodrigues participa do painel sobre o caso Swissleaks junto com o jornalista d´O Globo Chico Otávio. Atualmente no UOL, Rodrigues é um dos repórteres que participa das investigações das contas secretas abertas no HSBC da Suíça. O banco abrigou mais de US$ 100 bilhões de 106 mil clientes de 203 países em 2006 e/ou 2007. O dinheiro depositado em algumas das contas podem ser fruto de infrações, e aos poucos os nomes dos donos são divulgados.
Outro nome confirmado é Eliane Brum, que participa do painel “Histórias Amazônicas.” Na palestra, a jornalista conta um pouco sobre os bastidores e as experiências das suas recentes incursões pela Amazônia, seu contato com as populações tradicionais e os riscos que o modo de desenvolvimento brasileiro traz para esses habitantes.
Palestrantes internacionais
-->