A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais oferecem 20 vagas para estudantes de graduação em Jornalismo e 5 vagas para assessores de comunicação dos gabinetes dos vereadores para a 10a. edição do curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter. Trata-se do módulo temático do Projeto Repórter do Futuro cujo foco é estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem tendo como cenário a cidade de São Paulo.
Ao todo, serão seis encontros programados para os meses de maio, junho e julho de 2017, sempre aos sábados, com Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas sobre os grandes problemas da cidade com gestores e especialistas em temas como Desigualdades Sociais, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Habitação e Educação.
Haverá produção de textos jornalísticos a cada encontro e acompanhamento individual desta produção, além de atividades de campo onde os alunos, em duplas, são estimulados a produzirem e publicarem suas matérias a partir de uma reportagem de fôlego em um algum bairro de livre escolha – a Operação Ponto Final.
O encontro de seleção do módulo acontecerá no sábado, dia 8 de abril de 2017, seguindo nos meses de maio e junho nos encontros temáticos com gestores, técnicos e especialistas. O encontro de avaliação e encerramento está agendado para o dia 8 de julho. Os estudantes são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, formam duplas para realizar uma reportagem de fôlego
Contexto
As transformações cada vez mais rápidas e profundas pelas quais a cidade de São Paulo vem passando nas últimas décadas evidenciam que a tarefa de comunicar a sua realidade, dinâmica de funcionamento e instrumentos de participação é crescentemente complexa e requer preparação especializada.
Entretanto, a conformação atual dos meios de comunicação tradicionais deixou ao repórter a tarefa solitária de empreender o mergulho necessário na realidade paulistana a fim de retratá-la com eficiência e verdade. O jornalista tem consciência de que precisa fazê-lo, mas as obrigações profissionais do dia a dia e a variedade cada vez maior de temas a cobrir dificultam que ele se dedique às questões da cidade como sabe que deveria.
Por compreender este contexto, mas, sobretudo movidos pelo conceito de que cidadania requer informação qualificada e pelo entendimento de que a tarefa de sensibilizar e capacitar os futuros repórteres especializados nos temas da cidade não deve ser unicamente da universidade e dos meios de comunicação, mas um esforço de todos os atores sociais interessados em ampliar o conhecimento da população a respeito da cidade em que vive, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais uniram esforços para promoverem, pelo sexto ano consecutivo, o curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter, módulo temático do Projeto Repórter do Futuro.
Trata-se de projeto de formação iniciado em 1994 cuja proposta é complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem.
Metodologia
Importante destacar que o Projeto Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades através de Conferências de Imprensa seguidas de