28/12/2018

A OBORÉ em 2018


Já em recesso desde o dia 20 de dezembro, relembramos aqui  os melhores momentos de nossa jornada ao longo deste ano tão difícil.

Começamos bem, não só com a continuidade na parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal na promoção do 11º Curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, como também fizemos festa: um ENCONTRÃO que marcou os 40 anos de nossa caminhada. 

Revimos amigos, colegas que ajudaram a fundar a OBORÉ lá em março de 1978, assim como novas gentes que encontramos na nossa trajetória. Foi bonito ver e rever, no auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, pessoas que passaram - e algumas delas que permaneceram - na luta pela democratização da comunicação, em defesa da imprensa, do jornalismo e dos direitos humanos.

Também realizamos ao longo deste ano três módulos do Projeto Repórter do Futuro, que em 2019 completa 25 anos.  Além do já citado "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", realizamos conjuntamente com a Conectas o 5º módulo de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, o 17º curso de Informação sobre Jornalismo em Situação de Conflitos Armados e Outras Situações de Violência, realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. 

E pela nona vez consecutiva os repórteres do futuro participaram da Cobertura Oficial do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que é parceira da OBORÉ em várias iniciativas.

Foi um momento também de recuperar o rádio na nossa vida: nossa primeira empreitada no ramo dos podcasts aconteceu com o empenho dos estudantes do PRF sob coordenação do jornalista e professor Marcelo Soares. Você pode ouvir os três episódios lançados aqui.

Além disso, pelo sétimo ano consecutivo cuidamos da curadoria do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do 10º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, iniciativas do Instituto Vladimir Herzog. Iniciamos as tratativas para o Prêmio Averroes 2019 que homenageará a cartunista Laerte Coutinho, uma das fundadoras da OBORÉ -, e na concepção do Prêmio Ecléa Bosi, ambos promovidos pelo Hospital Premier.

Em 2018, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 70 anos. Inspirados pela pessoa que foi Dom Paulo Evaristo Arns, ajudamos a organizar, a pedido do Instituto Vladimir Herzog, o Pomar D. Paulo: plantamos 30 mudas de árvores frutíferas originárias da Mata Atlântica, no Parque da Juventude D. Paulo Evaristo Arns, cada uma delas representando um dos trinta artigos da declaração e oferecidas por 30 famílias e instituições amigas.

Nosso compromisso com o jornalismo e a democracia seguirão firmes no ano que se inicia. A equipe da OBORÉ estará em recesso até 30 de janeiro. Desejamos a todas e todos, parceiros, parceiras, amigas e amigos, que nunca se esqueçam de seus melhores sonhos. 

Veja fotos do nosso ENCONTRÃO: AQUI


Mais fotos do Projeto Repórter do Futuro: AQUI