13/07/2012

51 estudantes se reúnem para formar o “Projeto 1000 em 1”

51 estudantes de Jornalismo de 24 Faculdades e 10 estados do Brasil se reuniram no Encontro de Confraternização e Lançamento do Projeto 1000 em 1, às 12h de quinta-feira, 12 de julho, em meio ao 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Ao longo de um ano, cem duplas de estudantes irão entrevistar os jornalistas que produziram as mil grandes reportagens premiadas nos últimos anos no Brasil, segundo ranking do Jornalistas &Cia. 

A ideia do 1000 em 1 foi concebida há exatamente um ano, no 6o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo , em uma conversa entre Angelina Nunes, da Abraji, e Sergio Gomes, da OBORÉ. “Ok, você ganhou o prêmio. E aí? Alguém sabe exatamente como você fez a matéria? Você compartilhou o seu conhecimento com alguém? Isso é o principal, e não tem”, considerou Angelina, que também trabalha no jornal O Globo.

“Se a gente imaginar que por trás de cada prêmio tem uma história, e por trás de cada história levantada existem jornalistas que encontraram caminhos para encontrar essa história que precisava ser contada, o que interessa para quem está na etapa de formação não é recitar os prêmios, mas conhecer essas histórias”, argumentou Milton Bellintani, coordenador pedagógico do Projeto Repórter do Futuro, que abarca o Projeto 1000 em 1. 

Angelina defendeu o importante papel pedagógico desse trabalho. “Quando os jornalistas apresentam o seu trabalho, nós podemos aprender com os erros que ele teve”, acrescentou.

O logo do projeto, elaborado pelo cartunist