25/04/2008

28 de abril: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

No mundo inteiro, o dia 28 de abril lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. 

No Brasil, estimativas apontam a morte entre 10 e 15 mil trabalhadores todos os anos. Só o estado de São Paulo é responsável por um terço delas, ou seja, cinco mil trabalhadores. O mesmo que uma morte a cada hora e meia ou a queda de um Boeing a cada duas semanas. 

O estado também se destaca no número de doenças e acidentes no local de trabalho: 400 mil trabalhadores entre mutilados, doentes e acidentados. Isso significa um custo anual estimado em US$ 5 bilhões. 

Esses números foram apresentados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde de SP no XIV Encontro Estadual da RENAST - Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador, realizado entre 9 e 11 de abril em SP. [veja nota]    

Numa tentativa de dar visibilidade a esses dados, as Centrais Sindicais, sindicatos de trabalhadores e diversas entidades ligadas ao mundo do trabalho estão organizando na capital paulista uma série de atividades para conscientizar e mobilizar a população. A idéia é mostrar que este é um problema de saúde pública e sensibilizar os meios de comunicação e a sociedade civil para que coloquem os temas relacionados à Saúde do Trabalhador na sua agenda diária.

Para colaborar na promoção das atividades que  acontecerão nesta data, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) oferece um cartaz para divulgar o ato do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho que acontecerá nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, no dia 28 de abril, segunda-feira, das 11 horas às 14 horas. 

Para baixar o arquivo em alta resolução, clique aqui.

O cartaz gerou também um vídeo que foi produzido pela Agência Sindical para ampliar a divulgação e participação da sociedade no Ato do Teatro Municipal de São Paulo. Veja o material e ajude a distribuir.


Você sabe por que a escolha do dia 28 de abril?

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas d