05/05/2006

Projeto Repórter do Futuro tem início em 6 de maio

Promovido pela OBORÉ em parceria com a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABI - Associação Brasileira de Imprensa e Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento, o projeto Repórter do Futuro inicia novo módulo neste sábado, 6 de maio, das 10h às 13h, na sede da OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454, Vila Buarque, São Paulo - Capital.

Voltado a estudantes e recém - formados em jornalismo que buscam qualificação e contato com renomados profissionais da área, o Repórter do Futuro desenvolveu metodologia própria nos seus 12 anos de existência. Os alunos assistem palestra de 30 minutos e, em seguida, participam de entrevista coletiva. O objetivo é exercitar uma das principais atividades do jornalismo em que o aluno enfrenta o desafio de colocar-se frente a frente com o entrevistado. Após a entrevista, coordenadores e estudantes avaliam os principais pontos da atividade.

Segundo Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, o projeto foi criado em 1994 com o nome “Repórter 2000”, como complementação universitária na área de comunicação. “Na maioria das universidades estão ausentes os trabalhos laboratoriais, jornais alternativos e o contato dos estudantes com profissionais experientes. O Repórter do Futuro é uma resposta ao anseio de muitos alunos e professores empenhados em conquistar um outro padrão de qualidade e competência”.

Ao final de cada módulo, há sempre a proposta de produção jornalística (impressa e/ou radiofônica), com foco na prática reflexiva de cada participante e não  simplesmente na aplicação de técnicas. 

Para medir o empenho real de cada participante, o projeto considera o critério da “Reembolsa”: cada aluno selecionado investe uma taxa simbólica de R$ 350,00 - o valor de um salário mínimo -  em sua formação, em cheque pós-datado, que será devolvido ao final do módulo se ele assistir todas as palestras, realizar uma matéria semanal e conseguir publicar ao menos uma delas, ao longo do módulo, em qualquer meio de comunicação que tenha um editor responsável.

Os módulos são oferecidos semestralmente. Mais informações são obtidas através do  site www.obore.com

Critérios para reembolsa

1°) Comparecer aos 6 (seis) encontros (calendário abaixo), no Centro de Imprensa / Redação Escola da OBORÉ, Rua Rego Freitas, 454 – Vila Buarque - telefone: 3214-3766,
2°) Produzir uma matéria jornalística sobre cada Palestra/Entrevista Coletiva e enviá-la, até às 20 horas da terça-feira seguinte, para o e-mail: reporterdofuturo@obore.com
3°) Publicar uma matéria jornalística sobre as atividades do projeto/módulo, em qualquer meio de comunicação (que tenha um editor responsável), até terça-feira, 30 de junho de 2006.

Para que se possa garantir que todos os critérios pactuados sejam cumpridos, por ambas as partes, é importante observar o seguinte:
Assinar a lista de presenças em cada aula. 

Enviar as matérias nos prazos indicados no cronograma abaixo para o e-mail

-->