19/12/2015

Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter: encerramento do módulo aconteceu dia 12, na Câmara Municipal


Organizado pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e OBORÉ Projetos Especiais, com o apoio do SINPRO-SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, este módulo do Projeto Repórter do Futuro teve como proposta estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem tendo como cenário a cidade de São Paulo.

Ao todo, foram seis encontros realizados entre os meses de setembro e novembro de 2015, sempre aos sábados à tarde, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara. Nesses encontros foi aplicado o modelo de conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas sobre os grandes problemas da cidade e das quais participam gestores e especialistas nas áreas da Saúde, Transporte, Habitação, Cultura, Educação e Violência (ver programação abaixo).
 
A  8ª edição do curso teve início no sábado, 12 de setembro, com a presença do Ouvidor da Polícia de São Paulo, Dr. Julio Neves. O tema de sua abordagem foi como funciona a Ouvidoria da Polícia e questões ligadas à Violência na cidade e no estado

No dia 19, pela manhã, os estudantes acompanharam o Câmara no seu Bairro, em Itaquera. Na parte da tarde, participaram de Conferência de Imprensa com a urbanista Ermínia Maricato. 

No sábado, dia 26, receberam o sanitarista Marco Manfredini para discutir Saúde. No dia 3, o convidado foi o sociólogo Cesar Callegari, secretário municipal da Educação entre 2013 e 104, e atual membro do Conselho Nacional de Educação. No dia 17, o tema foi Cultura e os estudantes receberam para coletiva de imprensa o arquiteto Nabil Bonduki, secretário municipal  da Cultura. 

Frederico Bussinger,  que já foi secretário municipal dos transportes de SP e diretor das companhias docas do Estado de São Paulo e de São Sebastião, participou da última coletiva do curso, no dia 7 de novembro.

 Em grupos, os estudantes também acompanharam algumas atividades do Câmara no seu Bairro nas manhãs de sábado - iniciativa em curso na Câmara Municipal na qual vereadores conduzem sessões públicas oficiais nos bairros e a população local tem espaço para apresentar suas demandas. Todos o produziram textos jornalísticos a cada encontro e receberam  acompanhamento individual desta produção.

Desenvolveram também atividades de campo com acompanhamento dos profissionais de comunicação da Câmara Municipal – TV Câmara, Portal, revista Apartes e Assessoria de Imprensa  - onde produziram  conteúdos  a partir das discussões das aulas.

Como forma de avaliar o empenho e desempenho de cada participante, foi proposto que o grupo formasse duplas para desenvolverem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego - a chamada Operação Ponto Final, no bairro de livre escolha. Essas reportagens serão apresentadas no próximo sábado, 12, no encontro de encerramento e diplomação.  
 

 

-->