|
O Programa Escola Campeã foi uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna e da Fundação Banco do Brasil desenvolvida entre 2001 e 2004 em 42 municípios de 24 estados brasileiros em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.
Reconhecido como uma tecnologia social para contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas da rede pública e garantir, com isso, o sucesso dos alunos, sua estratégia foi implementar uma política de comunicação que envolvesse gestores, coordenadores, parceiros, pais, alunos, professores e comunidade em geral, convidando-os a participar da construção de uma educação de qualidade.
Utilizou, para isso, três instrumentos: jornal, site e rádio que, através de uma rede de parceria e cooperação construída ao longo dos quatro anos pela OBORÉ junto a emissoras e radialistas locais, mobilizou e orientou a comunidade e os pais a acompanhar a vida escolar de seus filhos.
Integraram a Rede de Rádios Escola Campeã 65 emissoras localizadas nos 42 municípios parceiros. Em sua primeira fase (2002/2003), as emissoras foram abastecidas com uma série de 72 programas com depoimentos de pais, alunos, professores e educadores sobre a importância da participação da família na escola. Em 2004, as rádios também receberam uma série de 10 spots sobre ética; qualidade na educação; colegiado escolar; escola eficaz e desenvolvimento humano como forma de incentivar o protagonismo dos comunicadores na cobertura local dos assuntos da educação.
Ouça um trecho do programa Escola Campeã
|
|