|
Projeto conta com a eficácia do rádio e com o empenho dos radialistas na disseminação de assuntos ligados à prevenção e propõe-se a colaborar na formação desses comunicadores para o controle social das políticas de saúde orientadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A Rede de Comunicadores pela Saúde conta com a adesão voluntária de emissoras comerciais e comunitárias, em todo o Brasil, na transmissão regular do Plantão Saúde, um programa de 8 minutos, semanal, criado em julho de 99 por inspiração e incentivo dos Drs. Adib Jatene e David Capistrano Filho, que desafiaram a equipe da OBORÉ a apontar ações na área da comunicação popular que pudessem contribuir na divulgação das políticas públicas de saúde e no fortalecimento dos princípios do SUS.
Os programas são divididos em dois blocos para facilitar a inserção de publicidade local e suas pautas privilegiam a prevenção e promoção da saúde. São distribuídos, mensalmente, pelo Correio, junto com mais duas Entrevistas Exclusivas e uma Carta Falada com comentários de pesquisadores, especialistas, dirigentes e profissionais da saúde como forma de capacitar os radialistas a tratar dos temas em destaque no mês, dando-lhes mais elementos para enriquecer as suas pautas e os seus comentários no ar.
Atualmente, as 291 emissoras parceiras da Rede cobrem, no conjunto, cerca de 3 mil municípios e alcançam algo em torno de 30 milhões de ouvintes. Contabilizando-se as reprises, o Plantão Saúde vai ao ar, mensalmente, 3.624 vezes, com dia e hora definidos.
O monitoramento da Rede de Comunicadores pela Saúde é baseado no Modelo de Avaliação Permanente© (MAP), ferramenta de gestão especialmente desenvolvida para as redes temáticas de parceria e cooperação da OBORÉ e reconhecida academicamente como um método científico e alternativo às tradicionais formas de medição de resultados de ações de comunicação e educação em rádio.
Aos radialistas parceiros são reservadas vagas nas atividades de capacitação promovidas pelo Núcleo de Cursos da OBORÉ, especialmente nos encontros com profissionais da saúde. O projeto se completa com cursos sobre como falar com a imprensa para dirigentes e profissionais da área da saúde.
Rede de Comunicadores pela Saúde 2010 PROGRAMA PLANTÃO SAÚDE
|
291 emissoras parceiras
3.624 veiculações mensais
3.131 municípios alcançados
30 milhões de ouvintes potenciais |
111 rádios comerciais
896 veiculações mensais |
180 rádios comunitárias
2.738 veiculações mensais |
Fonte: Núcleo de Gestão da Informação - MAP© – fevereiro de 2010. |
|
Por adesão voluntária, as emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde cedem gratuitamente espaço em suas grades de programação para transmissão semanal do programa Plantão Saúde, em dias e horários previamente estabelecidos pela direção da rádio. A OBORÉ estimula e reconhece a inestimável contribuição dessas emissoras e de seus radialistas na Luta em Legítima Defesa da Vida.
Institucional Plantão Saúde 2010
|
|