|
Um debate reunindo pesquisadores, dirigentes, profissionais e estudantes com o propósito de apontar rumos e perspectivas para a comunicação popular voltada para e produzida pelos trabalhadores rurais é a proposta do seminário "Comunicação a serviço do Brasil Rural: experiências, dilemas e perspectivas" que o Departamento de Jornalismo da ECA/USP e OBORÉ realizam no próximo dia 11 de agosto com apoio do NEAD (Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário).
Participam dos debates representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Faculdade de Economia e Administração - FEA/USP, do Fórum Mundial das Alternativas e do NEAD.
Na ocasião, será formalizado o convênio entre a ECA/USP e a OBORÉ, visando a ações conjuntas na área de comunicação popular, e apresentado o projeto dos estúdios-laboratório da ECA, cujo objetivo é tornar-se um centro de formação para os estudantes de Jornalismo e para os comunicadores das rádios comunitárias e cidadãs do Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Rádio Popolare de Milão, Network Radio Popolare, Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Radiobrás e OBORÉ.
Está prevista ainda uma homenagem póstuma ao professor Jair Borin, que foi chefe do Departamento de Jornalismo da ECA/USP. Borin faleceu em 22 de abril passado. Também será apresentado o livro "Tecendo Redes no Brasil Rural: A comunicação como ferramenta de desenvolvimento local", editado recentemente pelo NEAD. De autoria de Sergio Gomes e Ana Luisa Zaniboni, diretores da OBORÉ, o livro tem prefácio de José Eli da Veiga.
O seminário será realizado das 8h30 às 12h30, no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP - Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária. Mais informações: obore@obore.com ou tel (11) 3214.3766. Veja a programação:
Comunicação a serviço do Brasil Rural: experiências, dilemas e perspectivas
11 de agosto de 2003, segunda-feira, das 8h30 às 12h30
Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária - São Paulo
Promoção:
Departamento de Jornalismo e Editoração - CJE
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA / USP
OBORÉ Projetos Especiais
Apoio:
Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural - NEAD
do Ministério do Desenvolvimento Agrário
8h30 Abertura
Homenagens póstumas ao professor Jair Borin
Assinatura do convênio ECA / OBORÉ
Apresentação do projeto do estúdio- laboratório de rádio do CJE
que já conta com o apoio da Rádio Popolare de Milão, Network Radio Popolare, OBORÉ, Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL e RADIOBRÁS.
9h30 Mesa Redonda 1
Para comer tem que plantar: o rádio como ferramenta de desenvolvimento local
Caio Galvão França - NEAD
José Eli da Veiga - FEA/USP
Nivaldo Manzano - OBORÉ
José Luiz Del Roio - Fórum Mundial das Alternativas
10h30 Mesa Redonda 2
A vez e a voz dos trabalhadores do campo
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - Contag
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST
Comissão Pastoral da Terra - CPT
11h30 - Relato de Experiências das Federações e Sindicatos de Trabalhadores Rurais
12h20 - Lançamento do projeto "No Ar, a Universidade da Terra"
12h30 - Encerramento
|
|