|
Em setembro de 1992, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG - desafiou a equipe da OBORÉ a criar um programa de rádio para distribuição junto às emissoras e aos sindicatos que já tinham seus próprios programas, em todo o Brasil. Para a CONTAG, a boa comunicação era a que possibilitava costurar a capacidade de mobilização nacional visando ao mesmo propósito, ou seja, o de unir diferentes grupos levando a mensagem regional a nível nacional e vice-versa. Começa, assim, o desafio da criação editorial e início de construção de um sistema que se tornaria, anos depois, uma grande rede de rádios mantida e formada por programas coordenados inteiramente por trabalhadores e trabalhadoras rurais, articulada e legitimada por seus sindicatos e federações.
O programa A Voz da Contag foi ao ar pela primeira vez no dia 1º de Maio de 1993. Com produção e distribuição semanal, o conteúdo dos programas era montado para auxiliar os radialistas e comunicadores nos seus comentários ao vivo, ou na programação jornalística da emissora. O Sistema CONTAG de Comunicação chegou a integrar 544 emissoras de rádio comerciais que veiculavam programas feitos do começo ao fim pelos trabalhadores rurais e mantidos pelos seus Sindicatos. Juntos, disparavam mensalmente mais de 600 horas de informações. A OBORÉ gerenciou este projeto durante onze anos, de 1992 a 2003.
Comunicação para prevenir acidentes
Em agosto de 1996, os programas de rádio passaram a transmitir regularmente mensagens de prevenção de acidentes na área rural, fruto de acordo de cooperação entre a Confederação e a FUNDACENTRO / Ministério do Trabalho. Assim, todos os veículos e emissoras do Sistema CONTAG de Comunicação passaram a colaborar com a organização da 1ª etapa do Convênio Comunicação Em Legítima Defesa da Vida.
Foram realizados 8 Seminários de Comunicação , Segurança e Saúde dos Trabalhadores Rurais em Viamão, Fortaleza, Carpina, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e Campo Grande alcançando praticamente todas as Federações e os STRs com programas de rádio. Em 10 meses, foram capacitados mais de 700 pessoas, entre comunicadores e dirigentes sindicais. Vale aqui destacar que a CONTAG representa cerca de 25 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais - agricultores familiares e assalariados. São 25 Federações estaduais filiadas (uma por estado do Brasil) e 3.623 Sindicatos de Trabalhadores Rurais atuando em nível municipal.
O convênio viabilizou ainda a produção de 30 spots sobre prevenção de acidentes na área rural que deram à CONTAG, à OBORÉ e à API (parceiros na produção e teatralização sonora dos spots com o primeiro time de radioatores brasileiros) o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – 1997.
Instituído por entidades como Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; ABI - Associação Brasileira de Imprensa – Seção São Paulo; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo; Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e família Herzog, o prêmio foi criado para reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog, preso, torturado e morto em 1975, durante o regime militar.
Leia mais:
|
|