Um passeio ao Pico do Jaraguá (na via Anhanguera, a 15 Km do Centro de São Paulo) marcou a manhã do segundo dia do seminário Onda Cidadã (12 de dezembro, domingo). A escolha não foi por acaso: lá se encontram as antenas de transmissão de algumas emissoras de televisão e rádio da Grande São Paulo.
O Pico do Jaraguá foi escolhido para colocação das antenas de tevê porque, nos anos 50, quando foram instaladas, trabalhava-se com o conceito de que quanto mais alto o ponto, maior o alcance do sinal. Hoje a lógica mudou: trabalha-se mais com retransmissões em forma de "guarda-chuva", aproveitando melhor uma área mais restrita com o objetivo de se conseguir mais anunciantes numa determinada região.
Manhã de domingo foi aproveitada para conhecer as antenas
de transmissão no Pico do Jaraguá
Por esse motivo, as antenas deixaram o Pico e se deslocaram para a Avenida Paulista, de onde se pode atingir melhor regiões como Jardins, Saúde e parte de baixo da Vila Mariana. Com a mudança das principais emissoras (Globo e Record), retransmitindo da Paulista, as outras também migraram para facilitar a sintonia pelos usuários. Se elas continuassem no Pico, seria necessário, em cada casa, duas antenas, apontadas uma para cada lado.
Hoje as antenas do Pico funcionam como retransmissoras de sinais para enviar a programação para outras regiões como o interior paulista e Rio de Janeiro, dispensando o uso de satélite. Outra função das antenas que ainda existem no Pico é o auxílio para a transmissão das imagens de equipes de reportagens externas. A imagem é transmitida a partir do carro da equipe de reportagem em direção ao Jaraguá, que redireciona o sinal para os estúdios das TVs.
Apesar da baixa utilização, as empresas ainda mantêm suas antenas instaladas no local devido à possibilidade de mudanças tecnológicas. Com a transição para o sistema digital, processo ainda em desenvolvimento, o Pico volta a ser um dos melhores pontos para as antenas.
Sebastião Eduardo de Paiva Alves, técnico de manutenção e transmissão da
Fundação Padre Anchieta, acompanhou os participantes durante visita às antenas
Estão instaladas no Pico do Jaraguá várias antenas de sistemas de rádio-comunicação das policías civil e militar, Exército, hospitais, companhias de transporte e de energia. Há também antenas de transmissão em micro-ondas, usadas para comunicação de bancos com as agências do Interior. Das emissoras de rádio, a Rádio USP é uma das que mantém sua antena instalada no Jaraguá.
Crédito das fotos: Wellington Costa
|