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No início de 2005, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social procurou a parceria da OBORÉ para estimular a participação das rádios comunitárias no Prêmio Ethos de Jornalismo, 5ª Edição, dadas as características do trabalho social desenvolvido por essas emissoras junto aos seus ouvintes.
Por ser o primeiro ano em que a nova categoria Estímulo Rádio Comunitária se incorporava ao Prêmio, a OBORÉ foi desafiada a dar tratos à bola e auxiliar o Ethos a redesenhar o regulamento de forma a incluir essas pequenas emissoras já legalizadas, além de colaborar na divulgação e mobilização dos radialistas, esclarecendo-os sobre os conceitos de responsabilidade social das empresas e sobre as “8 Metas do Milênio” estabelecidas pela ONU:
1. Acabar com a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade Infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Assim, foi preparado um CD com peças importantes para a equipe das emissoras pudessem conhecer e atuar em sintonia com milhares de outras emissoras espalhadas por todo o Brasil interessadas em concorrer ao Prêmio. Foi antecipada a impressão do Regulamento especialmente para as mais de 500 emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde e para as quase três mil rádios comunitárias já legalizadas pelo Ministério das Comunicações.
Todas as informações sobre a 5ª edição do Prêmio foram divulgadas no CD Plantão Saúde de fevereiro: Carta Falada do presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew (sobre as Metas do Milênio da ONU); nas duas mensagens gravadas sobre o Prêmio, nas vozes do próprio Oded e da Inês Berloffa, coordenadora do Prêmio, explicando em detalhes os objetivos, temas, prazos de inscrição, premiações e como participar.
O Prêmio Ethos
Criado em 2000 como forma de reconhecimento dos profissionais da imprensa que se destacam na cobertura de práticas empresariais socialmente responsáveis, o Prêmio Ethos de Jornalismo destaca, anualmente, os jornalistas que tratam dos temas da responsabilidade social e empresarial nas categorias TV, Rádio, Fotografia, Jornal e Revista.
O vencedor de cada categoria recebe um prêmio no valor R$ 15 mil concedido após a apresentação de um projeto em que o jornalista se comprometa a utilizar esse valor na sua formação profissional ou acadêmica. No caso das comunitárias, foi estabelecido que seriam três selecionadas. Além do troféu "Prêmio Estímulo Rádio Comunitária", a vencedora ganharia um curso de uma semana, em São Paulo, voltado para capacitação, captação de recursos, e gerenciamento administrativo e financeiro da rádio.
Por quê rádio comunitária?
Segundo a coordenadora do Prêmio Ethos de Jornalismo, Inês Berloffa, envolver as rádios comunitárias nos temas da responsabilidade social empresarial e Metas do Milênio significa debater diretamente com as populações mais distantes o impacto efetivo dos investimentos sociais, de forma a reorganizar e redirecionar as ações das empresas.
Para Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, a ação dessas pequenas rádios pode ir muito além do que orientar o ouvinte na tomada de decisões como a época de semear, colher, vacinar crianças, antecipar catástrofes: “As rádios comunitárias têm tudo para ser um campus avançado das universidades nas áreas de educação, saúde, cultura, técnicas agrícolas e são também um poderoso auxiliar no controle social, para que o cidadão da localidade seja informado e possa cobrar o destino das verbas públicas e a maneira como são aplicadas”.
Mas para tanto, a rádio comunitária carece de auto-sustentação, que se traduz em verbas de publicidade, para que o empreendimento seja um negócio como qualquer outro, para que gere renda e emprego. “Com essa pendência organizada, estruturada e administrada, a rádio comunitária pode ser a mídia ideal para a veiculação da responsabilidade social”, afirma o diretor da OBORÉ.
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Prêmio Ethos de Jornalismo / Estímulo Rádio Comunitária
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