24/07/2006
Lacrada pela Polícia Federal e Anatel no dia 20 de julho, a Rádio Heliópolis pode voltar a funcionar muito antes do que se poderia esperar. A notícia foi dada no sábado, 22 de julho, no Encontro em Defesa da Rádio Heliópolis, promovido pela UNAS - União de Núcleos, Associações e Sociedades de São João Clímaco e Heliópolis.
Geronino Barbosa, o Gerô, diretor de Comunicação da UNAS, acompanhado de Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, Escritório Paulista da AMARC (Associação Mundial das Rádios Comunitárias e Cidadãs) falaram sobre os inúmeros contatos feitos, após o fechamento da emissora, para que parceiros e amigos unissem esforços a favor da Rádio Heliópolis. E deram a boa nova: Yapir Marotta, Gerente Geral de Planejamento da Anatel, ligara no dia 21 de junho, sexta-feira, para dizer que é possível a Rádio Heliópolis receber uma autorização temporária para permanecer no ar, no canal 199.
Para que isso aconteça, uma instituição de ensino deve fazer o requerimento à Anatel, declarando que o serviço de radiodifusão será para fins científicos ou experimentais. A outorga tem validade de seis meses, prorrogáveis por mais seis, a contar da data de publicação do ato da Anatel autorizando o funcionamento da emissora.
A notícia espalhou alegria na quadra de esportes da UNAS, onde se dava o encontro. E foi aprovado, por unanimidade, que a UNAS estabeleça uma parceria com a Universidade Metodista que, por sua vez, encaminhará os ofícios necessários à Anatel.
Participaram da reunião, o vereador Beto Custódio, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de São Paulo, a advogada Anna Claudia Vazzoler, coordenadora do Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da aculdade de Direito da PUC-SP, além de jornalistas de diversos órgãos de imprensa (Radiobrás, Diário de São Paulo, O Estado de S. Paulo, revista ARede, Rádio Nove de Julho, entre outros), e representantes dos diversos núcleos da UNAS e de entidades e associações universitárias e comunitárias da cidade.
O Senador Eduardo Suplicy não pôde comparecer mas enviou sua mensagem através de telefonema para João Miranda, presidente da UNAS. O Deputado Federal José Eduardo Cardozo também não pode participar do encontro e enviou um representante do gabinete.
Organizando os próximos passos, a UNAS se volta agora para marcar uma reunião entre sua direção e representantes da Anatel e da Universidade Metodista.
|