Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Coordernadores do Repórter do Futuro avaliam módulo

  11/07/2006

Os jornalistas e professores Manuel Carlos Chaparro e Ciro Pedroza, coordenadores do módulo "Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter", avaliaram suas participações no Projeto Repórter do Futuro. Acompanhe:

"A experiência do Curso Repórter do Futuro – Módulo "Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter" pode ser considerada, sob o ponto de vista pedagógico, bastante bem sucedida.

Tomando como base a avaliação formal do desempenho dos 20 alunas(os) participantes, o perfil qualitativo dos resultados, foi o seguinte: 80% no nível Ótimo; 10% no nível Bom; 10% no nível Regular.

A informação estatística é insuficiente, porém, para expressar a riqueza dos resultados, na medida em que não expressa as subjetividades do sentido pedagógico orientador do curso.

Não há síntese estatística que traduza, por exemplo, o que representa, sob o ponto de vista pedagógico, a frase dita por vários alunos e alunas, de viva voz, em formas variadas, na reunião final do curso: "Pela primeira vez na minha vida, um professor leu o meu texto, fez anotações e depois se sentou comigo para conversar sobre as virtudes e os defeitos do que escrevi, com orientações práticas e teóricas para corrigir defeitos e potencializar virtudes".

Essa frase tem tudo a ver com o principal objetivo do curso: capacitar os/as participantes para construir o lado mais importante da sua formação de jornalista repórter – aprender, fazendo; fazer, aprendendo.

Em função desse objetivo, o programa do curso fez uma combinação de atividades em que, de forma gradual – e com avaliação continuada – se colocavam ao alcance do aluno/aluna elementos de capacitação para cada um/uma usar, com responsabilidade social e competência, as ferramentas do seu ofício.

O eixo dinâmico desse processo foram as entrevistas com personalidades notáveis, donas de saber específico em campos essenciais da vida metropolitana de São Paulo: Segurança, Saúde, Transportes, Direitos Humanos e Violência.

Nas entrevistas, ao mesmo tempo em que adquiriam conhecimento, o aluno(a) exercitava artes e técnicas de perguntar, ouvir e compreender, lidando com conteúdos complexos.

Depois, produziam textos em que deveriam escolher e relacionar informações, idéias e significações relevantes do conteúdo dado.

Por último, deveriam cumprir o compromisso de conseguir a publicação de textos em veículos jornalísticos reconhecidos, impressos ou eletrônicos.

Nesse caminhar, alunos e alunas recebiam orientação pedagógica em três momentos: uma aula preparatória, antes das entrevistas, aos sábados; uma reunião de avaliação, logo após as entrevistas; e atendimento individualizado às quintas-feiras, para analisar e discutir os textos produzidos.

O cuidado pedagógica preponderante foi o de, na medida do possível, trabalhar individualmente com o aluno e a aluna, para que – até com objetivo de avaliação – fosse considerada como a referência de cada um/uma a própria verdade do futuro repórter – a verdade dos limites, das capacidades, dos sonhos e ideais. Sem comparações nem competições, a não ser a de cada um consigo próprio.

E assim foi feito. Com dificuldades, resistências, desencontros, mas com avanços, progressos, conquistas e resultados muito bons para todos nós.

Manuel Carlos Chaparro e Ciro Pedroza".


O módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" foi promovido pela OBORÉ em parceria com a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABI - Associação Brasileira de Imprensa e Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento. Contou também com o apoio do Inteligente Vestibulares, Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação, Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, FAJORP - Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Departamento de Jornalismo PUC - SP.

As palestras / entrevistas coletivas do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" aconteceram no espaço Aloysio Biondi da OBORÉ entre os dias 6 de maio e 1º de julho, com a presença dos seguintes convidados: Prof. Dr. Manoel Carlos Chaparro, livre-docente da ECA-USP(6/5/06); Prof. Ricardo Amorim, do programa de pós-graduação do Departamento de Economia da Unicamp(16/5/06); Dr. Frederico Bussinger, secretário municipal dos Transportes (20/5/06); Dr. Elci Pimenta, Ouvidor Geral do município de São
Paulo (27/5/06); Denis Mizne, diretor do Instituto Sou da Paz e Ausônia Donato, coordenadora pedagógica do Colégio Equipe(3/6/06); Prof. Adib Jatene, ex-ministro da Saúde (10/6/06) e Caco Barcellos, repórter na TV Globo e escritor(24/6/06).

A cobertura completa do módulo, assim como a síntese das palestras, está disponível no www.obore.com. Confira, em breve, as informações sobre os próximos módulos.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online