11/07/2006
Os jornalistas e professores Manuel Carlos Chaparro e Ciro Pedroza, coordenadores do módulo "Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter", avaliaram suas participações no Projeto Repórter do Futuro. Acompanhe:
"A experiência do Curso Repórter do Futuro – Módulo "Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter" pode ser considerada, sob o ponto de vista pedagógico, bastante bem sucedida.
Tomando como base a avaliação formal do desempenho dos 20 alunas(os) participantes, o perfil qualitativo dos resultados, foi o seguinte: 80% no nível Ótimo; 10% no nível Bom; 10% no nível Regular.
A informação estatística é insuficiente, porém, para expressar a riqueza dos resultados, na medida em que não expressa as subjetividades do sentido pedagógico orientador do curso.
Não há síntese estatística que traduza, por exemplo, o que representa, sob o ponto de vista pedagógico, a frase dita por vários alunos e alunas, de viva voz, em formas variadas, na reunião final do curso: "Pela primeira vez na minha vida, um professor leu o meu texto, fez anotações e depois se sentou comigo para conversar sobre as virtudes e os defeitos do que escrevi, com orientações práticas e teóricas para corrigir defeitos e potencializar virtudes".
Essa frase tem tudo a ver com o principal objetivo do curso: capacitar os/as participantes para construir o lado mais importante da sua formação de jornalista repórter – aprender, fazendo; fazer, aprendendo.
Em função desse objetivo, o programa do curso fez uma combinação de atividades em que, de forma gradual – e com avaliação continuada – se colocavam ao alcance do aluno/aluna elementos de capacitação para cada um/uma usar, com responsabilidade social e competência, as ferramentas do seu ofício.
O eixo dinâmico desse processo foram as entrevistas com personalidades notáveis, donas de saber específico em campos essenciais da vida metropolitana de São Paulo: Segurança, Saúde, Transportes, Direitos Humanos e Violência.
Nas entrevistas, ao mesmo tempo em que adquiriam conhecimento, o aluno(a) exercitava artes e técnicas de perguntar, ouvir e compreender, lidando com conteúdos complexos.
Depois, produziam textos em que deveriam escolher e relacionar informações, idéias e significações relevantes do conteúdo dado.
Por último, deveriam cumprir o compromisso de conseguir a publicação de textos em veículos jornalísticos reconhecidos, impressos ou eletrônicos.
Nesse caminhar, alunos e alunas recebiam orientação pedagógica em três momentos: uma aula preparatória, antes das entrevistas, aos sábados; uma reunião de avaliação, logo após as entrevistas; e atendimento individualizado às quintas-feiras, para analisar e discutir os textos produzidos.
O cuidado pedagógica preponderante foi o de, na medida do possível, trabalhar individualmente com o aluno e a aluna, para que – até com objetivo de avaliação – fosse considerada como a referência de cada um/uma a própria verdade do futuro repórter – a verdade dos limites, das capacidades, dos sonhos e ideais. Sem comparações nem competições, a não ser a de cada um consigo próprio.
E assim foi feito. Com dificuldades, resistências, desencontros, mas com avanços, progressos, conquistas e resultados muito bons para todos nós.
Manuel Carlos Chaparro e Ciro Pedroza".
O módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" foi promovido pela OBORÉ em parceria com a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABI - Associação Brasileira de Imprensa e Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento. Contou também com o apoio do Inteligente Vestibulares, Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação, Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, FAJORP - Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Departamento de Jornalismo PUC - SP.
As palestras / entrevistas coletivas do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" aconteceram no espaço Aloysio Biondi da OBORÉ entre os dias 6 de maio e 1º de julho, com a presença dos seguintes convidados: Prof. Dr. Manoel Carlos Chaparro, livre-docente da ECA-USP(6/5/06); Prof. Ricardo Amorim, do programa de pós-graduação do Departamento de Economia da Unicamp(16/5/06); Dr. Frederico Bussinger, secretário municipal dos Transportes (20/5/06); Dr. Elci Pimenta, Ouvidor Geral do município de São Paulo (27/5/06); Denis Mizne, diretor do Instituto Sou da Paz e Ausônia Donato, coordenadora pedagógica do Colégio Equipe(3/6/06); Prof. Adib Jatene, ex-ministro da Saúde (10/6/06) e Caco Barcellos, repórter na TV Globo e escritor(24/6/06).
A cobertura completa do módulo, assim como a síntese das palestras, está disponível no www.obore.com. Confira, em breve, as informações sobre os próximos módulos. |