Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  OBORE coordena oficinas para radialistas no Onda Cidadã.
Vanessa Pipinis
  09/06/2006

Quem acompanha o Onda Cidadã, evento anual promovido desde 2003 pelo Instituto Itaú Cultural, não pode perder de vista o longo caminho na elaboração desse projeto, que nasceu a partir de um desafio proposto pelo Itaú à OBORÉ com vistas a reunir e mobilizar pessoas e emissoras de rádio comprometidas com a diversidade cultural, dedicadas e inclinadas às causas de interesse público.

A edição de 2006 do Onda trouxe uma inovação ao incorporar a comunicação cidadã às outras mídias, além do rádio: tv, vídeo,cinema, websites, jornais, revistas e jogos de computador. Com atividades planejadas para todo o mês de junho, o evento oferece seminários, ciclos de filmes, oficinas de capacitação, produção de conteúdos, distribuição de materiais e suporte a ações de mobilização, sempre com foco na valorização e promoção da cultura, educação e cidadania.

Mais uma vez a OBORÉ participa dessa mobilização, supervisionando duas oficinas temáticas - a de Locução e a de Gestão de Emissoras de Rádio, dias 16 e 17 de junho. A capacitação, reciclagem profissional e gestão, além da troca de experiências entre comunicadores, são os temas-foco das oficinas.

Para prestigiar as atividades de rádio do Onda Cidadã 2006, foram mobilizadas cerca de 700 rádios comunitárias, comerciais, educativas e públicas de todo o país, todas emissoras parceiras da OBORÉ, atuantes como expressões culturais e regionais em suas comunidades.

Até agora estão confirmadas a participação de 73 radialistas, que representam 49 emissoras de rádios de 12 estados - Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Piauí, Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Aqui fica, então, nosso registro de boas-vindas às emissoras parceiras, com a certeza de serão dias muito interessantes para a troca de experiências entre as rádios e entre todos os novos participantes do Onda Cidadã: J Sid Publicidade (BA),Sol Nascente FM (BA), Rádio Regional (BA), Transviçosa FM (BA), Rádio Acadêmica do ITEP / ICRE (CE),Rádio Xavantes de Ipameri (GO), Rádio Líder Comunitária (GO), Rádio Inconfidência (MG),Tropical FM (MG), Belém FM (PA), Rádio Cidade (PB), Antares 800 (PI), Rádio Comunitária de Itaperuçu (PR), Liberdade FM (PR), Rádio Guaribas FM (PR), Rádio Cultura (PR), Studio FM (PR), Manguezais FM (RJ), Rádio Itaipava FM (RJ), Rayyzes FM (RJ),Nova Cidade FM (RJ), Missões FM (RS), Landel FM (RS), Portal da Serra (SC), Cidade FM (SC),Super Condá AM 610 (SC), Serrana FM (SP), Família FM (SP), Nações FM (SP), Juréia FM (SP), Rádio Clip FM (SP), Rádio Convenção (SP), Viva FM (SP), Ilha FM (SP), Mídia FM (SP), Porangaba FM (SP),Pérola da Serra (SP), Alternativa FM (SP), A Chave FM (SP), Alitaví FM (SP), Athus FM (SP), Cantareira FM (SP), Digital FM 105,9 (SP), Rádio Amiga FM (SP), Rádio Anúbis (SP), UFO FM (SP), Voz Ativa (SP), Estância FM (SP) e Voz do Desafio (SP).

Programação das oficinas de rádio:

Oficina de Gestão e Sustentabilidade
Sexta 16/06/2006 - 14h às 17h - Itaú Cultural - Sala Vermelha
Público: rádios comunitárias, públicas e universitárias

Pouco tem se refletido sobre o trabalho que é feito nos bastidores das emissoras de rádio e sobre as rotinas de produção, gestão tecnológica, de pessoas e, principalmente, de recursos materiais e financeiros. Organizações complexas, as emissoras de rádio trabalham para atender, de maneira interdependente, demandas de seu público
ouvinte, do mercado anunciante (ou colaborador), das instituições públicas e da sociedade organizada. Como aplicar corretamente técnicas de gestão, adaptadas à realidade de cada emissora, considerados os compromissos éticos, a natureza e as peculiaridades do negócio rádio? Responder a essas e outras questões é o objetivo dessa oficina.

Coordenadores: 

Ciro Pedroza
, professor, jornalista, radialista, especializado em formação de radialistas no Centro de Formação Radiofônica da Deutsche Welle (Colônia, Alemanha) e capacitador do
Núcleo de Rádio da OBORÉ.

Sergio Gomes, jornalista, diretor da OBORÉ Projetos Especiais, coordenador do escritório paulista da AMARC - Associação Mundial das Rádios Comunitárias e Cidadãs e da equipe de coordenação do Ponto de Cultura Vila Buarque. 

Assistente: Rafael Garcia, radialista, jornalista, editor dos programas do Núcleo de Rádio da OBORÉ, colaborador da Rádio Nove de Julho e capacitador das atividades radiofônicas do Ponto de Cultura Vila Buarque.

Oficinas de Capacitação e Reciclagem em Locução
Sexta 16/06/2006 e sábado 17/06/2006 - 17h30 às 20h
Itaú Cultural - Sala Vermelha
Público: rádios comunitárias, públicas e universitárias

O rádio tem o raro poder de criar imagens e instigar a imaginação do ouvinte utilizando-se apenas dos sons. Isso tem encantado gente de todas as idades, principalmente jovens, e atraído muitos interessados na aventura de descobrir a magia do rádio. Graças ao avanço da tecnologia, nunca foi tão fácil sair da condição de ouvinte para de produtor de rádio e o primeiro passo para cruzar essa ponte é conhecer a linguagem radiofônica e dominar as técnicas de locução, da interpretação de textos e do uso da voz. Promover essa iniciação à
magia do rádio é o objetivo dessa oficina.

Coordenador: Ciro Pedroza
Assistente: Rafael Garcia

Mais informações sobre o ONDA CIDADÃ, que prossegue até sábado, 1 julho:

Instituto Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 (Próximo ao metrô Brigadeiro).
Tel: (11) 2168-1700 - www.itaucultural.org.br 

Clique aqui para acessar toda a programação.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online